
Técnicos do Projeto Germinar estudam Pancs em Minas Gerais
Pancs são denominação para grupo de plantas alimentícias pouco conhecidas mas de grande valor nutricional e que podem ser enriquecer a alimentação escolar
Técnicos do Projeto Germinar, da Prefeitura de Palmas, participam da 8º HortPanc, evento sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc), em Sete Lagoas e Prudente de Morais (MG). O evento se iniciou no último dia 1º e segue até quinta-feira, 3, organizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e conta com o apoio de instituições e universidades federais de Minas Gerais.
Durante a encontro nacional, os técnicos do projeto, executado pela Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed), estarão entre pesquisadores, produtores, gestores públicos e entusiastas das Pancs que discutem o cultivo, pesquisa, culinária e o potencial dessas plantas na alimentação. O tema central desta edição é ‘Hortaliças Panc: das tradições populares ao conhecimento científico’.
Dieta enriquecida
As Pancs são plantas comestíveis que muitas vezes são negligenciadas ou desconhecidas, mas possuem grande valor nutricional e podem contribuir para a segurança alimentar e a diversidade da dieta. O HortPanc visa promover o conhecimento e o uso dessas plantas, incentivando sua valorização e inserção na cadeia produtiva.
Resgate
De acordo com o coordenador do Projeto Germinar, Bonfim dos Reis, a participação tem o objetivo de buscar capacitação dos responsáveis pelos plantios nas escolas, para então promover a condução técnica de plantio, cultivo e aproveitamento das Pancs na alimentação escolar. “Na verdade, trata-se de um conhecimento que já existia e agora queremos resgatar esse hábito do antepassado, que é um conhecimento nativo, e incluir esses alimentos na alimentação escolar”, explica.
Ainda segundo Reis, “as pesquisas indicam que estes alimentos são muito ricos nutricionalmente, e podemos aproveitar esses alimentos no cardápio e, consequentemente, na alimentação do dia a dia dos nossos alunos.”
Prática em Palmas
Na rede municipal de ensino, a Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Fidêncio Bogo, localizada na região rural de Taquaruçu Grande, já conta com a primeira fase do trabalho de promoção e consumo das Pancs na alimentação escolar.
Como continuidade ao tema, o Projeto Germinar prepara, para o segundo semestre deste ano, um evento prático de promoção e inclusão das Pancs na alimentação escolar. A ação será voltada principalmente ao público das unidades escolares, professores, nutricionistas, produtores e outros.
Texto: Aline Belous
Edição: Juliana Matos
