
Oficina de Libras e Atendimento Humanizado na Saúde capacita servidores do SUS de Palmas
Capacitação promove atendimento inclusivo para a comunidade surda; iniciativa foi realizada no sábado, 5, em parceria com a UFT
O professor de Libras da UFT, campus Porto Nacional, e palestrante da oficina, Felipe Coura, destacou a importância da atividade. “Essa oficina é fundamental para conscientizar sobre o atendimento à pessoa surda, que depende da comunicação e do reconhecimento das identidades surdas”, ressalta.
A farmacêutica Geovana Lima agradeceu a oportunidade de participar e colaborar com a oficina. “Estou muito satisfeita em contribuir com essa oficina. É fundamental adaptar o atendimento às pessoas surdas na área da saúde. Ainda enfrentamos muitas barreiras de comunicação e falta de recursos, por isso os profissionais precisam de estratégias específicas”.
A enfermeira e professora Larissa Martins também ressaltou a importância de compartilhar o conteúdo da oficina com seus alunos. “Aprender Libras é fundamental para oferecer um atendimento mais humano e acessível aos pacientes surdos. Quero levar esse conhecimento aos meus alunos de enfermagem e incentivá-los a usar Libras em diferentes áreas da saúde”, conclui.
Oficina de Libras
A oficina teve como objetivo capacitar profissionais e estudantes da área da saúde para um atendimento mais inclusivo, empático e eficaz à comunidade surda, promovendo a compreensão sobre sua cultura, particularidades e necessidades específicas no acesso aos serviços de saúde. Durante a capacitação, além do conteúdo teórico, foram realizadas dinâmicas com os participantes.
Texto: Daniel Reis – estagiário sob a supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom
Edição: Iara Cruz

