Autoavaliação da Educação
06 novembro 2025 às 11:23

Cmeis de Palmas realizam autoavaliação usando metodologia de Indicadores da Qualidade na Educação Infantil

O ‘Indique’ acontece a cada dois anos e é baseado em sete indicadores específicos, que abrangem aspectos essenciais do cotidiano escolar

A Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed) realiza, no próximo sábado, 8 de novembro, o Indique – Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, em todos os 35 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) da Capital. A iniciativa tem como objetivo promover um processo de autoavaliação participativa nas unidades de educação infantil, fortalecendo a gestão democrática e a melhoria contínua da qualidade educacional.

O Indique acontece a cada dois anos, sendo um processo no qual as instituições realizam uma autoavaliação, baseada em sete indicadores específicos, que abrangem aspectos essenciais do cotidiano escolar, nas seguintes áreas: Planejamento institucional; Multiplicidade de experiências e linguagens; Interações, Promoção da saúde; Espaços, materiais e mobiliários; Formação e condições de trabalho dos(as) professores(as) e demais profissionais; Cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social.

Essa avaliação deve envolver a participação ativa de todos os servidores dos Cmeis, pais e, se possível, membros da comunidade e parceiros da unidade. Além disso, é fundamental realizar uma escuta atenta das crianças, buscando compreender suas perspectivas sobre o que o Cmei oferece, o que pode ser aprimorado e quais são seus anseios e necessidades. A participação das crianças é um componente essencial desse processo.

De acordo com a diretora de Educação Infantil da Semed Palmas, Jordana Jácome, neste ano, foi estabelecido um prazo para a realização de atividades de avaliação, que se estenderá até o formato digital, sendo definido um sábado letivo, para possibilitar a participação da comunidade. “O Cmei Sítio do Pica-Pau Amarelo promoverá o ‘Café com o Indique’ , enquanto outras Unidades promoverão reuniões e rodas de conversa – acompanhadas de lanches, sempre utilizando estratégias para convidar os pais, especialmente aqueles que demonstram menor disponibilidade aos sábados”, esclarece a diretora. Jordana destaca ainda que “a realização do Indique é fundamental para o município, principalmente como instrumento que garante a gestão democrática e que fornece elementos para que cada Unidade Educacional elabore um plano de ação, buscando a melhoria contínua da oferta da educação infantil de qualidade e o pleno desenvolvimento das nossas crianças de 0 a 5 anos ”.

Avaliação
O Indique é uma metodologia desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) , em parceria com o Unicef , a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e as organizações da sociedade civil Fundação Orsa e Ação Educativa. O material de apoio foi elaborado com linguagem acessível e pode ser adaptado conforme a realidade de cada instituição.

Texto: Juscelene Melo
Edição: Fernanda Sousa