Residências foram vistoriadas para remoção de focos do mosquito – Foto: Júnior Suzuki
Prevenção
08 novembro 2025 às 14:55

Dia D contra a dengue mobiliza vistoria em 1,8 mil imóveis na Arno 31

Ação da Prefeitura de Palmas integrou equipes da Saúde e Zeladoria Urbana na eliminação de criadouros do Aedes aegypti

O Dia D contra o Aedes aegypti mobilizou moradores da Arno 31 (303 Norte) na manhã deste sábado, 8, durante uma força-tarefa realizada pela Prefeitura de Palmas para eliminar criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Ao todo, 1.800 imóveis foram vistoriados por cerca de 40 agentes de combate às endemias (ACEs) e agentes comunitários de saúde (ACSs). A ação incluiu inspeção em residências, comércios e limpeza de lotes com acúmulo de entulhos. 

Antes do início das atividades, a secretária-executiva da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Ludimila Monturil, destacou a importância do trabalho integrado da Superintendência de Vigilância em Saúde, da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), ACEs e ACSs, que tem contribuído para a redução de focos do mosquito ao longo do ano.

Durante as visitas, as equipes orientaram os moradores sobre como identificar depósitos de água parada e reforçaram a importância de manter a limpeza dos quintais de forma contínua, mesmo no período seco. A Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana também participou do mutirão, realizando serviços de limpeza e retirada de entulhos em áreas verdes e lotes baldios da quadra.

Morador há 33 anos da quadra, Luis Almeida, 67, ficou muito feliz com a limpeza do terreno baldio ao lado da sua casa. Ele que já pegou dengue e, por último, chikungunya, mantém o quintal limpo. “Eu faço a minha parte diariamente, mas o mosquito voa, então não adianta eu limpar aqui se meus vizinhos não fizerem o mesmo. Esse combate exige colaboração de todos. A Prefeitura está de parabéns pela ação.”

Campanha Nacional

A mobilização integra a campanha nacional proposta pelo Ministério da Saúde, da qual Palmas aderiu por meio da Semus. A ação contou ainda com o apoio da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Tocantins (SEMS/TO), da Secretaria Estadual da Saúde (SES-TO) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems/TO).

Vetor Zero

A mobilização complementa as atividades do projeto Vetor Zero que está sendo executado no município desde setembro. Dentre as atividades estão mutirões de educação em saúde em diversas quadras da Capital com foco na eliminação de criadouros do mosquito e no cuidado contínuo dos quintais.

Texto: Gabriela Letrari

Edição: Iara Cruz