
Palmas inicia participação na COP30 apresentando painel sobre gestão de resíduos sólidos nesta terça-feira, 11
Na quinta-feira, 13, continua com ‘Financiamento subnacional para clima’ e no sábado, 15, com ‘Mapeando e conectando ações concretas de desenvolvimento urbano sustentável’ e ‘Clima e energia: soluções inovadoras para o contexto amazônico’
A Conferência das Partes (COP30) começou nesta segunda-feira, 10, em Belém (PA), e a delegação da Prefeitura de Palmas, com representantes da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), já está presente no evento. A primeira participação da Capital será na terça-feira, 11, no painel temático sobre ‘Gestão de resíduos sólidos como estratégia climática: experiências locais e cooperação internacional’.
O painelista será o presidente da FMA, Isac Braz da Cunha, que apresentará o Programa Palmas Recicla, que trabalha a gestão dos resíduos sólidos e coleta seletiva na Capital, com a disponibilização de pontos de entrega voluntária (PEVs) espalhados pela cidade e a destinação para a associações/cooperativas de catadores. O objetivo do painel é dar destaque para soluções locais e experiências internacionais que demonstram como a gestão de resíduos pode estar ligada à agenda climática, tornando-se condutor de desenvolvimento sustentável.
Também fazem parte da delegação de Palmas o geólogo e chefe da Divisão de Projetos e Captação de Recursos da FMA, Marcos Cardoso, e o biólogo e diretor de Gestão Ambiental, Marcelo Grison. O Município participa, ao todo, de quatro apresentações durante o encontro global sobre mudanças climáticas. Sendo na quinta-feira, 13, o painel sobre ‘Financiamento subnacional para clima’ e no sábado, 15, os painéis ‘Mapeando e conectando ações concretas de desenvolvimento urbano sustentável’ e ‘Clima e energia: soluções inovadoras para o contexto amazônico’.
Texto: Cyntia Miranda
Edição: Denis Rocha


