
Missa na Catedral de Palmas homenageia o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito
Realizada no domingo, 16, com a presença de agentes de trânsito da Capital, celebração buscou relembrar o papel de condutores e pedestres para a garantia de um trânsito seguro
Na tarde deste domingo, 16, agentes de trânsito e representantes da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Mobilidade, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, participaram de uma missa na Catedral de Palmas em homenagem ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito.
A missa foi ministrada pelo padre Eduardo Zanon, que durante o evento ressaltou o caráter social da garantia da paz no trânsito, além da importância da conscientização e do respeito. “A parceria com a Prefeitura de Palmas é um ponto essencial, pois a presença de agentes de trânsito é fundamental para garantir a ordem e a segurança nas ruas da nossa Capital”, afirmou.
Conforme o secretário de Mobilidade, Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Palmas, Israel Henrique, a data propõe uma reflexão sobre a responsabilidade que todos temos em perceber os riscos e proteger a vida no trânsito. “Uma homenagem merecida e que deve despertar em nós a responsabilidade de sermos protagonistas na redução do número de óbitos”, ressaltou.
De acordo com o secretário-executivo da pasta, Alexandre Guerreiro, o objetivo da ação foi também relembrar este compromisso coletivo em reduzir acidentes. “Nenhuma morte é aceitável no trânsito. Este ano já reduzimos em 24% o número de óbitos, mas nossa meta é reduzir em 100%”.
A data
Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1995, o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito rememora não só as pessoas que faleceram em decorrência de acidentes, mas também familiares e amigos, além de equipes de emergência, como agentes de trânsito, policiais, enfermeiros e médicos que lidam diariamente com as consequências das mortes e lesões no trânsito.
Texto: Samuel Cunha – estagiário sob a supervisão do jornalista Abelson Ribeiro
Edição: Iara Cruz


