De acordo com o novo cronograma, o resultado preliminar da análise de currículos será divulgado no dia 28 de novembro – Foto: Lia Mara
Processo Seletivo
18 novembro 2025 às 13:20

Educação de Palmas altera cronograma de análise curricular dos candidatos a diretor escolar 

Currículos serão analisados pela comissão organizadora entre os dias 26 e 28 deste mês

Os currículos dos candidatos que participam do Processo de Escolha de Diretores Escolares da Rede Municipal de Ensino Municipal de Palmas serão analisados na próxima semana, entre os dias 26 a  28, pela comissão organizadora. O cronograma atualizado está disponível no Diário Oficial do Município, de segunda-feira, 17.

“A análise curricular estava prevista para ocorrer nesta semana, do dia 17 a 19, mas em razão do volume de documentos e do feriado prolongado, a comissão entendeu ser necessário fazer uma readequação no cronograma, sem prejuízo algum para o processo seletivo, cujo resultado deve ser conhecido já no próximo mês”, destacou o presidente da Comissão, Belmiran de Souza.

De acordo com o novo cronograma, o resultado preliminar da análise de currículos também será divulgado no dia 28 de novembro, e o período para interposição de recursos será entre 1º e 3 de dezembro. A publicação da análise dos recursos ocorrerá no dia 5 de dezembro, enquanto o resultado definitivo da avaliação curricular será divulgado no dia 8 de dezembro.

Já a lista final dos candidatos aprovados, considerando a somatória das etapas II e III, será publicada no dia 10 de dezembro, no Diário Oficial do Município de Palmas. A designação oficial dos novos diretores escolares está prevista para o dia 15 de dezembro de 2025, por ato do Chefe do Poder Executivo Municipal.

Gestão democrática

O processo seletivo é regulamentado pelo Edital nº 001/2025, publicado pela Secretaria Municipal da Educação, e integra a política de gestão democrática nas escolas municipais, em conformidade com as Leis Municipais nº 2.998/2023 (PCCR) e nº 3.057/2024. A seleção é composta por três etapas: inscrição e homologação; apresentação e defesa do plano de gestão escolar; e meritocracia conforme experiência profissional e capacidade técnica. O mandato de diretor terá duração de três anos, com possibilidade de uma recondução.

Cronograma

Etapa 1 – Inscrição e homologação – Encerrada

Etapa 2 – Apresentação do Plano de Gestão Escolar – Encerrada 

Etapa 3

10 a 14/11 – Período para anexar currículo

26 a 28/11 – Análise dos currículos e resultado preliminar

1º a 3/12 –  Interposição de recursos

5/12 – Resultado da análise dos recursos

8/12 – Resultado definitivo da avaliação de currículo

10/12 – Publicação da lista dos aprovados

15/12 – Designação Oficial dos Diretores

Texto: Vania Machado

Edição: Iara Cruz