
I Seminário de Patrimônio Cultural e Museus de Palmas inicia nesta segunda, 24
Presidente do Ibram/MinC, Fernanda Castro, apresenta o programa ‘(re)Conexões’ na Capital, inserindo Palmas na consulta pública para o Plano Nacional Setorial de Museus
Tem início às 7h30 desta segunda-feira, 24, o ‘I Seminário de Patrimônio Cultural e Museus de Palmas: conexões entre memória, identidade e desenvolvimento’. Uma realização da Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas (FCP), em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ambas autarquias vinculadas ao Ministério da Cultura (MinC), e a Secretaria da Cultura do Tocantins (Secult-TO), o evento é gratuito e a maior parte de suas atividades será desenvolvida no auditório do Parque Municipal da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira, localizado na Quadra ACSU-SO 30 (303 Sul), na Avenida NS 01.
Voltado a gestores públicos, agentes e coletivos culturais, museólogos, professores, estudantes e a quem tiver interesse pela temática, o ‘I Seminário de Patrimônio Cultural e Museus de Palmas’ já está com o credenciamento on-line aberto aqui. E a partir das 7h30 desta segunda-feira, 24, as inscrições poderão ser feitas também presencialmente, no local do evento, que possui programação para os turnos matutino, vespertino e noturno tanto em seu primeiro dia quanto na terça-feira, 25.
‘(re)Conexões’
A convite da presidente da FCP, Luara Aquino, a presidente do Ibram/MinC, Fernanda Castro, apresentará, na programação de abertura do Semiário, o ‘(re)Conexões’, inserindo Palmas na consulta pública nacional. O programa, segundo descreve o próprio Ibram/MinC, “tem como objetivo realizar uma consulta ampla, democrática e potente, visando coletar contribuições para a construção do Plano Nacional Setorial de Museus 2025/2035, documento de planejamento global e de longo prazo voltado ao setor museológico no Brasil.”
Além do ‘(re)Conexões’, o Seminário colocará em pauta diversos outros assuntos, como a reestruturação do Sistema Brasileiro de Museus (SBM), a implantação do Sistema de Participação Social (SPAS) , e a normatização do Fórum Nacional de Museus (FNM), e discussões focadas na temática ‘Patrimônio Cultural’, com a participação de técnicos do Iphan/MinC.
Algumas atividades artístico-culturais também integram o evento, a exemplo da abertura da exposição ‘Ecos da Serra’ e do lançamento do livro ‘Ecos da Serra: a arte rupestre na APA Serra do Lajeado’, no Museu Casa Suçuapara Governador Siqueira Campos, no Parque Cesamar.
Programação completa
Para conferir a descrição completa da programação do ‘I Seminário de Patrimônio Cultural e Museus de Palmas: conexões entre memória, identidade e desenvolvimento’, com os horários, os locais e os participantes envolvidos em cada atividade, basta clicar aqui.
Texto: Marcus Mesquita
Edição: Fernanda Sousa


