O número de telefone é utilizado pela Regulação da Semus para comunicar aos usuários sobre consultas e exames agendados na rede especializada – Foto: Rodrigo Marques
Regulação
24 novembro 2025 às 16:48

Saúde de Palmas orienta moradores a atualizarem cadastro na sua unidade de saúde de referência

Contato atualizado de telefone garante que pacientes recebam avisos, dentro do prazo, sobre data de procedimentos, exames e consultas

A Prefeitura de Palmas orienta a população a manter seu cadastro atualizado nas Unidades de Saúde da Família (USF). O cadastro no Sistema Único de Saúde (SUS) deve ser realizado na unidade de referência do morador, mediante apresentação de comprovante de endereço e documentos pessoais. Entre as informações essenciais estão o telefone utilizado pela Regulação da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) para comunicar aos usuários sobre consultas e exames agendados na rede especializada.

A diretora de Atenção Especializada da Semus, Jusmara Anunciação, explica que a Central de Telemarketing faz contato com os pacientes diariamente em diferentes dias e em horários distintos. “As tentativas alternadas são para garantir que o usuário tenha acesso à consulta, exame ou procedimento dentro do prazo necessário”, afirma. Ela reforça que a colaboração da população é fundamental, atendendo o telefone e atualizando os dados sempre que houver mudança.

Como funciona

A Regulação da Semus recebe as solicitações de consultas, exames e procedimentos enviados pelas USFs e organiza o fluxo de encaminhamentos para a rede especializada. Após o agendamento, a equipe de telemarketing entra em contato com o paciente para confirmar data, horário e local do atendimento. Caso o usuário não seja localizado após as três tentativas, a vaga pode ser disponibilizada para outro paciente da fila regulatória, conforme os critérios de prioridade.

Regulação

Para mais informações sobre consultas, exames ou procedimentos realizados na Rede Municipal de Saúde, o usuário pode entrar em contato com a Central de Regulação pelos números: (63) 3212-7942 (Regulação) e (63) 3212-7924 (Acolhimento).

Texto: Rodrigo Marques

Edição: Juliana Matos