
Em Palmas, Unidade de Saúde Novo Horizonte promove noite de cuidados para homens no Novembro Azul
Ação contou com atendimento médico, de enfermagem, odontológico e oferta de testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis; programação segue em outras unidades até sexta, 28 em outras unidades
A Unidade de Saúde da Família (USF) Novo Horizonte, no Jardim Aureny IV em Palmas, abriu as portas, nesta quarta-feira, 26, em horário estendido para receber os moradores em uma programação especial do Novembro Azul, com atendimento médico, de enfermagem, odontológico e oferta de testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Programação segue em outras unidades até sexta, 28. Programação com horário e locais no final do texto.
Uma das organizadoras do evento e enfermeira na unidade, Ester Clemente Alves, explica que a estratégia busca facilitar o acesso dos homens aos serviços de saúde. “É isso que queremos, fazer com que eles participem mais dos atendimentos e cuidem da própria saúde. Muitos têm rotinas de trabalho pesadas e o horário noturno acaba sendo a melhor opção”, afirmou.
Entre os participantes estava o bibliotecário Douglas Alves de Sousa, 28 anos. Ele conta que sempre tenta manter a saúde em dia, incentivado pela família e pelo vínculo com a própria unidade. “Minha tia trabalha aqui e, como tenho parente na saúde, acabo me preocupando mais também. Vacina eu deixo sempre em dia. Como trabalho o dia todo, esse acolhimento no período noturno ajuda demais a gente participar”, relatou.
A técnica em enfermagem Vânia Dias, que atua há cinco anos na USF, destacou a boa receptividade do público masculino. Ela participou da triagem e também da aplicação de vacinas. “O movimento está tranquilo, mas com boa procura. Esse tipo de ação aproxima a comunidade da unidade”, comentou.
Já o encanador Orlando Ferreira Mota, 57 anos, descobriu o atendimento a partir de uma visita rápida à unidade. “Vim resolver outra coisa e fiquei sabendo que tinha atendimento hoje. Aí já aproveitei. Vou verificar a vacinação também, não sabia que estava atrasada”, disse. Ele lembra que, no ano passado, conseguiu fazer todos os exames pela USF. Hoje, voltou por causa de uma dor no abdômen, e por incentivo da esposa. “Ela ficou no meu pé até eu vir”, brincou.
Programação do Novembro Azul nas USFs
27/11 (quinta-feira)
USF Arno 42 (405 Norte) – 8 às 12 horas
Palestra de odontologia, práticas corporais com educador físico, atendimento médico, testes de ISTs, coffee break e sorteio de brindes.
USF Sarah Leylane – 8 às 18 horas
Palestra, roda de conversa, consultas com equipe médica e de enfermagem, testes rápidos e vacinação.
USF Arse 82 (806 Sul) – 8h10 às 19 horas
Atendimento médico agendado e por demanda espontânea, consulta odontológica, atendimento de enfermagem e atividades com profissionais de educação física e fisioterapia.
USF Laurides Lima Milhomem (Aureny III) – 8 às 12 horas
Atendimento médico e orientações sobre a saúde do homem.
USF Héder de Oliveira Silva (Arse 131 – 1304 Sul) – 14 às 19 horas
Educação em saúde sobre prevenção do câncer de próstata, consultas, testagem de ISTs e atualização vacinal.
USF Arno 41 (403 Norte) – 18 às 22 horas
Palestras sobre ISTs (Sífilis, HIV, Hepatites B e C), câncer de próstata e pênis, atualização vacinal, encaminhamento para vasectomia, testagem rápida, avaliação odontológica e consulta médica.
28/11 (sexta-feira)
USF Héder de Oliveira Silva (Arse 131 – 1304 Sul) – 14 às 19 horas
Educação em saúde, consultas médicas e de enfermagem, testes de ISTs e vacinação.
Texto: Rodrigo Marques
Edição: Denis Rocha


