
Prefeitura de Palmas garante ampla oferta de serviços de saúde no Dia D pela Primeira Infância neste sábado, 29
Vacinação contra influenza, atualização de cadastro do Bolsa Família e testes rápidos estão entre os atendimentos disponíveis à população
A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), participará neste sábado, 29, do Dia D pela Primeira Infância, promovido pelo Tribunal de Contas do Tocantins (TCE-TO). A ação será realizada das 8 às 12 horas, na Escola de Tempo Integral Padre Josimo, na ACSU-NO 40 (301 Norte), reunindo diversos órgãos municipais, estaduais e parceiros institucionais. No âmbito municipal, além da Semus, também integrarão o evento equipes das áreas de educação, assistência social, cidadania e justiça.
A Semus levará atendimento de vacinação contra influenza, atualização do cadastro do Bolsa Família e de cartões, transcrição de cadernetas e campanha de multivacinação, além da administração de vitamina A. Também serão ofertados testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais, com salas específicas para testagem e aconselhamento.
O público terá ainda acesso às atividades de educação em saúde sobre saúde bucal com escovação supervisionada e entrega de kits, além de orientações nutricionais com atividades lúdicas, avaliação antropométrica e marcadores de consumo alimentar. A programação inclui ainda o laboratório de entomofauna, com exposição de animais peçonhentos e espécies de interesse em saúde pública.
A secretária municipal da Saúde, Dhieine Caminski, aponta que a mobilização busca facilitar o acesso da população aos serviços essenciais de prevenção e cuidado. “Nosso foco é garantir que as crianças tenham vacinação atualizada, acompanhamento nutricional adequado e orientação direta das equipes de saúde. O Dia D é uma estratégia de aproximação com as famílias, oferecendo em um único espaço serviços que contribuem para um desenvolvimento mais saudável e assistido”, afirmou.
O evento
O Dia D integra o projeto TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância e será realizado simultaneamente nos municípios do Tocantins com o objetivo de ampliar o cuidado em saúde e fortalecer indicadores sociais ligados à Primeira Infância.
Texto: Jesuino Santana Jr. e Gabriela Letrari
Edição: Iara Cruz


