
Prefeitura de Palmas tem alta adesão em serviços de saúde no Dia D pela Primeira Infância são sucesso
Famílias puderam atualizar cartão de vacinação, realizar testagem rápida de ISTs e participar de ações educativas
As ações de saúde ofertadas pela Prefeitura de Palmas tiveram boa adesão no Dia D pela Primeira Infância, realizado na manhã deste sábado, 29, na Escola de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo, região norte da Capital. A programação reuniu famílias, que aproveitaram a mobilização para atualizar vacinas, acessar serviços preventivos e participar de atividades educativas voltadas ao cuidado integral das crianças.
A iniciativa, promovida pelo Tribunal de Contas do Tocantins (TCE-TO), contou com a atuação de várias instituições. No âmbito da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), os serviços disponíveis incluíram vacinação contra influenza, campanha de multivacinação, transcrição de cadernetas, atualização de cartões e administração de vitamina A, que registraram alta procura ao longo da manhã.
A atendente de cafeteria Letícia Costa Posidônio levou os dois filhos, Yuri e Thiago, de 6 e 8 anos, respectivamente, para participarem da ação. “Eu trouxe os meninos para tomar as vacinas que estavam faltando e aproveitei também para pegar a Declaração de Situação Vacinal das crianças para fazer a rematrícula na escola e ainda atualizei o meu Bolsa Família.”
A testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) como HIV, sífilis e hepatites virais, também teve boa adesão. Profissionais reforçaram a importância do diagnóstico precoce e da prevenção, orientação que chamou a atenção de muitos participantes. A estudante de psicologia Ludimila Araújo foi uma das que não perdeu tempo e já fez seus testes contra as ISTs. “Ofertar serviços de várias áreas é uma ótima oportunidade para nós, porque se torna mais rápido e prático”, avalia.
Outros serviços
A programação incluiu ainda atividades de educação em saúde sobre alimentação saudável, avaliação antropométrica e análise de marcadores de consumo alimentar; além de ações de saúde bucal, com escovação supervisionada e entrega de kits.
O laboratório de entomofauna atraiu as crianças com exposição de animais peçonhentos e de interesse em saúde pública. O estudante Guilherme Dias, de 12 anos, conseguiu ver de perto cobra e escorpião. “É muito interessante ver os animais porque deu para ver detalhes que a gente não consegue observar em outras situações”, contou.
Texto: Gabriela Letrari
Edição: Iara Cruz





