
Dia D pela Primeira Infância reúne famílias e fortalece políticas públicas voltadas às crianças em Palmas
Prefeitura da Capital levou ações gratuitas, atividades culturais e serviços integrados para promover cuidado, proteção e desenvolvimento infantil
Uma cerimônia marcada por apresentações e palestras voltadas à primeira infância abriu, neste sábado, 29, as atividades do Dia D da Primeira Infância, promovido pela Prefeitura de Palmas como parte das atividades que integram o programa ‘TCE de Olho no Futuro’, do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE-TO). O evento ocorreu na Escola de Tempo Integral Padre Josimo Tavares, na região norte da Capital, e reuniu famílias, profissionais, gestores públicos e parceiros.
O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, a primeira-dama e secretária de Ação Social e da Mulher, Polyanna Siqueira Campos, representantes do TCE-TO, secretários municipais e representantes de instituições parceiras participaram da abertura. A comunidade foi recebida com uma ampla programação voltada especialmente às crianças de zero a seis anos, com serviços nas áreas de assistência social, saúde, cultura, esporte e educação.
“Com muita honra nos juntamos a este belíssimo projeto do TCE Tocantins que nos convida a valorizar e priorizar cada dia mais os pequenos palmenses que têm entre zero e seis anos de idade. Temos cuidado com esse público desde o primeiro dia da nossa gestão”, afirmou o prefeito Eduardo Siqueira Campos.
O presidente do TCE-TO, conselheiro Alberto Sevilha, ressaltou que ações como essa reforçam o compromisso com o futuro das crianças tocantinenses. “Essa união de esforços é fundamental para que possamos mudar a realidade de centenas de milhares de crianças do nosso Tocantins e também de suas famílias. É o mínimo que podemos fazer para honrar os pioneiros que construíram nosso Estado”, destacou.
Fortalecimento dos laços familiares
Para Polyanna Siqueira Campos, o evento reforça o compromisso conjunto do poder público com o desenvolvimento integral das crianças. “Este momento reafirma nossa responsabilidade de garantir que cada criança tenha acesso a cuidado, proteção e oportunidades desde os primeiros anos de vida. A presença das famílias aqui hoje mostra que estamos no caminho certo, oferecendo um atendimento mais humano, acolhedor e integral”, enfatizou.
A professora Gisele Marinho participou do evento com as filhas, Helena, 12 anos, e Lívia, dois anos, e destacou a importância da ação. “Foi tudo muito positivo: passamos pelo pediatra, fomos atendidas pela equipe de saúde bucal e depois curtimos as atividades culturais. A Prefeitura está certa em promover momentos voltados às famílias e às crianças, como o show do Mundo Bita e eventos como o Dia D.”
Serviços
Quem passou pela ETI Padre Josimo foi muito bem atendido pelas equipes do município e entidades parceiras que ofertaram desde ações culturais, corte de cabelo, atendimentos de saúde, assistência social e outros.
A educadora ambiental Emiliana Neta, com apoio da assistente administrativa Ana Priscila da Silva, conduziu uma oficina de guirlanda natalina produzida com materiais naturais do cerrado. Além da oficina, a Fundação Municipal de Meio Ambiente distribuiu mudas frutíferas, copos biodegradáveis feitos com fibra de arroz e agendas de papel reciclado, reforçando práticas de sustentabilidade.
Texto: Eliene Campelo
Edição: Iara Cruz




