Evento contou com debates sobre ética, direitos animais e temas relacionados ao bem-estar animal em ambientes urbanos – Foto: Divulgação
Proteção Animal
09 dezembro 2025 às 15:07

Prefeitura de Palmas participa do Vegfest 2025 em São Paulo

Município integrou debates sobre proteção e direitos dos animais no maior evento vegano da América Latina, realizado entre os dias 4 e 7 deste mês

A Prefeitura de Palmas participou, entre os dias 4 e 7 deste mês, do Vegfest 2025, realizado em São Paulo. Considerado um dos principais encontros do movimento vegano no Brasil, o evento chegou à 12ª edição trazendo debates sobre direitos animais, sustentabilidade e políticas públicas voltadas à causa.

Representando a Secretaria Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (Sebem), o diretor de Combate aos Maus-tratos, Auriman Cavalcante Rodrigues, participou do congresso a convite do Fórum Nacional de Defesa e Proteção Animal. “A participação da Capital na Vegfest foi fundamental para fortalecer a articulação entre o movimento de proteção animal e a Sebem, ampliando parcerias, trocas de experiências e estratégias práticas para implementar políticas públicas mais eficazes em defesa dos animais no nosso município”, destacou.

A participação do município busca aproximar Palmas de iniciativas nacionais voltadas à defesa animal, com foco em aprimorar programas já implementados e identificar boas práticas que possam ser adaptadas à realidade local.

O festival

Organizado pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), o festival reuniu pesquisadores, organizações, setor produtivo e representantes de instituições públicas. Além da feira de produtos e encontros temáticos, o evento sediou o IV Congresso Internacional de Direitos Animais, promovido pelo Centro de Estudos sobre Animais e o Antropoceno (Ceaa), com participação de especialistas reconhecidos internacionalmente.

O evento contou ainda com debates sobre ética, direitos animais e temas relacionados ao bem-estar animal em ambientes urbanos, reforçando discussões atuais sobre responsabilidade pública e social.

Texto: Fernanda Leme

Edição: Iara Cruz