
USF Santa Bárbara oferece serviços ampliados a partir desta segunda-feira, 15
Estrutura reformada e equipes completas fortalecem a atenção primária para mais de 13 mil moradores da Capital
A Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Bárbara inicia os atendimentos à população nesta segunda-feira, 15, com funcionamento das 7h às 19h, após a entrega da reforma completa realizada pela Prefeitura de Palmas na última sexta-feira, 12. A retomada das atividades marca a ampliação e reorganização dos serviços ofertados na atenção primária na região sul da Capital.
A unidade passa a ofertar atendimento da Estratégia Saúde da Família, com consultas de enfermagem, medicina e odontologia, além do trabalho dos agentes comunitários de saúde. Também conta com equipe e-Multi, formada por profissionais de psicologia, nutrição, fonoaudiologia, farmácia, fisioterapia, serviço social e educação física, fortalecendo o cuidado integral aos usuários.
Entre os serviços disponíveis estão acompanhamento dos ciclos de vida, atenção às condições crônicas, vacinação, realização de curativos, administração de medicamentos, testes rápidos para HIV, hepatites e sífilis, visitas domiciliares e ações do Programa Saúde na Escola (PSE).
Estrutura Física Renovada
A estrutura física foi reorganizada para dar suporte à ampliação dos atendimentos. A USF dispõe de recepção, sala de vacina, sala de curativos, esterilização, expurgo, farmácia, coordenação administrativa, auditório, consultórios médicos, ginecológico e odontológicos. As áreas externas foram planejadas para resíduos, gás, compressor, acesso e saída de ambulância, com acessibilidade garantida em todos os ambientes.
A reforma da unidade, feita pelo prefeito Eduardo Siqueira Campos, contempla novo layout, ampliação da sala de espera, substituição de telhado, piso, portas e janelas, além da renovação completa das redes elétrica, hidráulica e de internet. O espaço também recebeu mobiliário novo, nova caracterização visual, área destinada à ambulância e academia ao ar livre, com instalação prevista para a próxima semana.
A secretária municipal da Saúde, Dhieine Caminski, destacou que a reorganização da unidade permite melhorar o fluxo de atendimento e ampliar a capacidade de resposta da atenção primária. “A USF Santa Bárbara foi preparada para oferecer um cuidado mais resolutivo, com equipes completas, estrutura adequada e serviços organizados para atender melhor a comunidade”, afirmou.
Abrangência
Localizada no Setor Santa Bárbara, a unidade foi inaugurada em 2003 e atende atualmente 9.880 moradores, com capacidade de alcançar até 13.500 pessoas dos setores Santa Bárbara, Jardim Aureny II, Jardim Aeroporto, Jardim Irenilda, Jardim Janaína, Jardim Santa Helena e Marly Camargo. O quadro funcional é composto por 42 servidores.
Texto: Jesuino Santana Jr.
Edição: Fernanda Sousa



