José Mauro Alves da Costa, morador e presidente da Arso 52, ao lado de uma das diversas espécies plantadas na quadra; mudas foram doadas pelo Viveiro Municipal – Foto: Lia Mara
Participação Comunitária
15 dezembro 2025 às 17:58

União de moradores transforma a Arso 52 em exemplo de cuidado com os espaços públicos, em Palmas

Ação coletiva reforça o trabalho de zeladoria urbana desenvolvido pela Prefeitura da Capital

A Prefeitura de Palmas acompanha e valoriza iniciativas comunitárias que fortalecem o cuidado com os espaços públicos, como o trabalho desenvolvido na Arso 52 (505 Sul). Nesse contexto, o Viveiro Municipal doou mudas para o plantio realizado nas praças, rotatórias e no acesso oeste da quadra, ação que, somada à mobilização dos moradores, tem garantido áreas bem cuidadas, ruas constantemente varridas e um ambiente mais organizado.

A Arso 52 conta com quatro praças o que amplia a responsabilidade com a manutenção e exige maior organização dos moradores para que todos os espaços permaneçam limpos, bem conservados e acolhedores para o convívio da população.

À frente da Associação de Moradores há quase três anos, o presidente José Mauro Alves da Costa destaca que a união foi fundamental para os bons resultados. “Nos unimos, fizemos um mutirão e ajudamos na limpeza das quatro praças”, relatou, ao lembrar que a ação contou com apoio inicial da gestão municipal e reforçou o sentimento de cuidado coletivo.

Arborização

A comunidade se organiza para preservar não apenas as praças, mas também as ruas da quadra. O plantio de novas espécies, frutíferas e não frutíferas, soma-se à vegetação nativa da quadra, fortalecendo a arborização e contribuindo para um ambiente mais equilibrado e agradável.

A Prefeitura de Palmas destaca que exemplos como o da Arso 52 demonstram a força da participação comunitária na valorização dos espaços públicos e contribuem para uma cidade mais organizada, limpa e agradável para todos.

Texto: Walter Riedlinger

Edição: Iara Cruz