Gestão municipal segue com o planejamento de novas unidades e mais serviços ofertados à população da Capital – Foto: Gabriela Letrari
Palmas não para: especial 2025
29 dezembro 2025 às 14:16

Saúde de Palmas entrega unidades reformadas, reorganiza serviços e planeja novos atendimentos na Capital

Período foi caracterizado pela recuperação de estruturas físicas, readequação de espaços estratégicos e fortalecimento dos serviços oferecidos à população

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), encerra 2025 com um balanço marcado por entregas de unidades reformadas, obras em andamento e planejamento de novos serviços para a rede municipal. O período foi caracterizado pela recuperação de estruturas físicas, reorganização de espaços estratégicos e fortalecimento das condições de atendimento à população.

A secretária municipal de Saúde, Dhieine Caminski, destaca que os avanços são resultado de planejamento e prioridade à conservação da rede física. “Das 34 unidades de saúde, 23 precisavam passar por reforma e, em apenas um ano, já conseguimos fazer o serviço em cinco. Estamos atentos e cuidadosos com os prédios públicos para evitar chegar à situação em que muitos chegaram”, afirmou.

Unidades reformadas e obras em andamento

Em 2025, a Semus entregou reformas de unidades que estavam há mais de uma década sem intervenções estruturais. Entre elas, a cozinha da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte, reformada em menos de dois meses, e as Unidades de Saúde da Família Valéria Martins Pereira (Arse 122 – 1206 Sul) e Mariazinha Rodrigues da Silva, em Buritirana.

Também foram reformados os blocos do centro cirúrgico e da administração da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ). A USF Liberdade, no Jardim Aureny III, segue com obras em andamento.

Em dezembro, foram entregues as obras das USFs Santa Bárbara, Arne 53 (406 Norte) e Walterly Wagner José Ribeiro, em Taquaruçu Grande. Paralelamente, a Semus implantou uma rotina de manutenção mensal em toda a rede municipal, com serviços de roçagem, limpeza de caixas d’água, recuperação de coberturas e intervenções paliativas quando necessárias.

Reorganização de serviços e melhoria dos espaços

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) passou a funcionar em novo endereço, na Avenida Siqueira Campos, com melhor acessibilidade e proximidade de pontos de ônibus. O Caps II e a Vigilância Sanitária também foram transferidos para prédios mais adequados, oferecendo melhores condições de atendimento ao público e de trabalho às equipes. A sede da Semus passou por reorganização do layout, com otimização dos fluxos internos e melhoria no atendimento à população.

Planejamento de novos serviços e unidades

A gestão segue com o planejamento de novas unidades e serviços. Estão em andamento cinco processos licitatórios para construção do Centro de Parto Normal Peri-Hospitalar (CPNp), Caps II e III, Unidade de Atenção Especializada (Policlínica da Região Sul) e USF do Jardim Aureny II, com recursos oriundos do Novo PAC e do Ministério da Saúde.

Também está prevista a implantação do Complexo de Saúde Sul, que será executado por etapas, com UPA materno-infantil, Hospital Dia para procedimentos eletivos e, posteriormente, um Hospital Geral. Na região norte, está projetado um complexo com UPA Norte, Pronto Atendimento Infantil e Centro de Diagnóstico Integral.

O planejamento inclui ainda a construção de Centros de Referência em Fisioterapia nas regiões norte e sul, novas unidades de saúde, entre elas uma no Jardim Taquari, e a reforma das USFs Arse 82 (806 Sul), Héder de Oliveira Silva (Arse 131 – 1304 Sul), Loiane Moreno Vieira (Arse 24 – 210 Sul), Morada do Sol e do Ambulatório de Atenção à Saúde Dr. Eduardo Medrado (Amas).

Texto: Gabriela Letrari

Edição: Iara Cruz

Tags: