
Conselho Municipal de Assistência Social avalia Planos de Ação 2026 dos CRAS
Encontro avaliou os Planos de Ação 2026 dos CRAS e discutiu estratégias para o fortalecimento da assistência social no município
Na tarde desta quarta-feira, 14, o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizou, na Secretaria de Ação Social e da Mulher (Semasmu), a 359ª Reunião Ordinária, com a apresentação e avaliação dos Planos de Ação 2026 dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
O encontro teve como objetivo principal fortalecer a política de assistência social na Capital, avaliando os planejamentos que norteiam os serviços oferecidos às famílias em situação de vulnerabilidade social. Também foram debatidos temas relevantes para a gestão da assistência social, entre eles, a apreciação de decisões estratégicas, como a possível declaração de situação de emergência.
Durante a reunião, foram prestadas orientações às entidades socioassistenciais quanto ao cumprimento das exigências legais, além de dar continuidade às visitas técnicas destinadas à análise e à inscrição de instituições junto ao corpo deliberativo.
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Severiana Rodrigues, destacou o papel da instituição, suas decisões na assistência social e as ações que beneficiam a comunidade. “As reuniões garantem a continuidade da gestão pública e o controle social. Hoje deliberamos ações que fortalecem a proteção básica e asseguram o uso correto dos recursos públicos. Um exemplo é o plano emergencial do Vendaval no setor Taquari, que atenderá as famílias atingidas. Deliberações como essa fortalecem o órgão e a assistência social na cidade”, explicou.
Texto: Daniel Reis
Edição: Fernanda Sousa



