A dona de casa Isabel Borges Lima, que teve sua casa destelhada pelo vendaval, com o trabalhador Pablo Adriano – Foto: Flora Pereira
Situação de Emergência
15 janeiro 2026 às 14:25

Mais de 160 residências no Jardim Taquari devem ser restauradas com novas telhas até esta sexta-feira,16

Novo levantamento aponta mais de 450 lares atingidos com o evento climático do dia 8 de janeiro; trabalhos seguem com atendimentos socioassistenciais voltados às famílias afetadas

Até esta sexta-feira, 16, a Prefeitura de Palmas deverá concluir as obras de reparo, com uma nova estrutura de telhamento em mais de 160 casas atingidas pelo forte vendaval do último dia 8 de janeiro. Nesta quarta-feira,14, foi concluída a primeira etapa do mapeamento que identificou mais de 450 residências com danos causados pelo evento climático. A medida integra o Plano de Ação Emergencial com ações articuladas pelas  equipes da Secretaria Municipal de Ação Social e da Mulher, Defesa Civil Municipal e de outras pastas da gestão municipal com apoio do governo estadual.

Segundo o superintendente da Defesa Civil Municipal, Pedro Ângelo Senna, as equipes têm atuado ainda para garantir um reforço estrutural dos telhados.  “A determinação do prefeito Eduardo Siqueira Campos e da primeira-dama e secretária de Ação Social e da Mulher, Polyanna Siqueira Campos, é agilidade no atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade e que elas estejam em total segurança nos seus lares com uma estrutura física adequada”, disse o gestor, acrescentando que nesta quinta-feira,15, deverá ser entregue um relatório das casas que necessitam de uma reconstrução parcial.

A dona de casa Isabel Borges Lima compartilha a alegria de estar em segurança, após a equipe concluir o telhamento da casa. “É um sentimento de alegria e gratidão por estar debaixo de um teto seguro agora”, afirma Isabel.

Desde segunda-feira,12, a Prefeitura de Palmas já entregou mais de 7 mil telhas para as famílias atingidas pelo vendaval.  

Texto: France Santiago

Edição: Iara Cruz