
Prefeitura de Palmas realiza vistorias nos veículos do transporte escolar para volta às aulas
Inspeção verifica documentação de motoristas e condições de segurança dos automóveis
A Prefeitura de Palmas realiza, durante esta semana, a inspeção dos veículos destinados ao transporte escolar na capital. A ação, que acontece no início de cada semestre, verifica a documentação dos motoristas e o estado de conservação dos veículos, incluindo pneus, freios, cintos de segurança e sistema elétrico.
A vistoria é realizada em duas frentes: a primeira confere se o condutor possui cadastro no município e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na Categoria D. Todos os motoristas em atividade devem ter mais de 21 anos. A segunda frente avalia o veículo, que precisa ter todos os itens de segurança em dia, exibir a numeração e as faixas laterais obrigatórias.
Documentos
Para realizarem a inspeção, os condutores dos veículos apresentaram a documentação exigida pela Portaria nº 05/2025, como o Cartão do Permissionário, cópia do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e o Certificado de Verificação do Tacógrafo. Após a vistoria e a atualização do cadastro, é emitida a autorização para o transporte de estudantes, com data e horário da inspeção. Atualmente, Palmas conta com 13 permissionários de Transporte Escolar.
Segundo o agente de trânsito Fabiano Lacerda, a vistoria é fundamental para garantir a segurança e o conforto dos estudantes desde o início do período letivo. “Orientamos os pais que procurem empresas e pessoas credenciadas junto à Prefeitura, porque eles passaram por critérios de avaliação para prestar esse serviço”, afirma.
Texto: Samuel Cunha – estagiário sob orientação do jornalista Abelson Ribeiro
Edição: Iara Cruz


