
Prefeitura de Palmas articula criação de comissão para simplificar processos na Casa do Empreendedor
Iniciativa foi discutida nessa quinta, 22, com gestores municipais e representantes do setor produtivo e de apoio empresarial
Na tarde desta quinta-feira, 22, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo (Sedeem) realizou uma reunião para articular a criação da Comissão de Desburocratização da Casa do Empreendedor, iniciativa estratégica voltada à simplificação de processos e melhoria dos fluxos administrativos e atendimento ao empreendedor em Palmas.
Para compor a Comissão foram convidadas secretarias estratégicas da Prefeitura de Palmas, incluindo as secretarias municipais da Fazenda, Meio Ambiente, Mobilidade e Desenvolvimento Urbano e Saúde, por meio da Vigilância Sanitária (Visa), além de entidades representativas do setor produtivo como a Associação de Gestores Empresariais do Tocantins (Agesc); o Serviço Social do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Tocantins (Sescap-TO); o Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins (CRC-TO), e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL).
De acordo com o secretário da Sedeem, Henrique Nesello, a criação da comissão representa um avanço concreto para quem empreende na Capital. “A Comissão de Desburocratização nasce com uma missão clara: integrar secretarias, revisar fluxos e eliminar entraves que atrasam a vida de quem quer empreender. Nosso foco é promover soluções objetivas, com processos mais rápidos, claros e eficientes. Desburocratizar é estimular o desenvolvimento econômico e gerar mais oportunidades para Palmas”, enfatizou.
Também participaram do encontro representantes de instituições do setor produtivo e de apoio empresarial, entre elas a Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Tocantins (Adat); Associação Tocantinense de Supermercados (Atos); Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins (CRC), Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL); o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Tocantins (Sescap); Núcleo de Gestão e Estudos (Nugesc), entre outras parceiras.
Central de Atendimento
Durante o encontro, também foi apresentada a Central de Atendimento ao Empreendedor Palmense (Caep). A ferramenta já está em funcionamento e foi desenvolvida para facilitar o acompanhamento e o andamento dos processos dos empreendedores, promovendo mais agilidade, transparência e eficiência no atendimento, além de fortalecer a relação entre o poder público e o setor produtivo.
Ao final da programação, a Secretaria Municipal da Fazenda, por meio da Secretaria Executiva de Tecnologia e Inovação, e a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) apresentaram o novo site da Prefeitura de Palmas, que reúne serviços, informações e conteúdos institucionais em um layout mais intuitivo, moderno e acessível.
Texto: Tainara Saraiva
Edição: Iara Cruz




