20 novembro 2018 às 18:34

Rotatórias melhoram o trânsito e ajudam a reduzir os conflitos nas vias da Capital; confira no #AgenteResponde

A cada 600 a 700 metros elas se espalham por todas as quadras do Plano Diretor e cumprem o papel de dar maior fluidez ao trânsito

O #AgenteResponde que vai ao
ar nesta terça-feira, 20,  às 20 horas,
no canal no YouTube, vai ensinar como
o condutor deve agir corretamente nas rotatórias. Palmas é reconhecida por ser a
última cidade planejada do Brasil, mas também é conhecida como a cidade das
rotatórias. São cerca de 260 rotatórias planejadas, sendo que destas 215 já foram
executadas e 45 estão em processo de execução. A cada 600 a 700 metros elas se
espalham por todas as quadras do Plano Diretor e cumprem o papel de dar maior
fluidez ao trânsito.

 

Segundo a Secretaria de
Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), as rotatórias são, naturalmente,
inibidoras dos acidentes e muito dificilmente são registrados acidentes de
grandes proporções.  Já os pequenos
acidentes acontecem principalmente nos horários de picos, pois muitos
motoristas ainda não sabem usá-la corretamente. O superintende de Trânsito,
Elissandro Honorato, destaca os tipos de infrações que mais acontecem.

 

“As infrações mais cometidas
são dos motoristas conduzindo o veículo e falando ao celular, e não sinalizam
com antecedência, na hora da mudança de faixa. O condutor se esquece de
sinalizar principalmente no momento da saída da rotatória. E a ultrapassagem da
faixa contínua, onde o condutor que segue do lado direito deveria permanecer e
muita vezes o condutor queima a faixa e cruza pegando a segunda e a terceira
faixa, o que aumenta o risco de colisão,’’ ressaltou.

 

Para o instrutor de Trânsito
e pós-graduado em Ciências do Trânsito, Cleiton Melo, a falta de respeito entre
os condutores e as falhas na sinalização das faixas são um dos fatores que mais
contribuem para as infrações e os acidentes que são registrados nas rotatórias de
Palmas.

 

“Umas das principais
dificuldades nas rotatórias já começa com fator humano, ou seja, a falta de
respeito entre os condutores por conta da preferência. E todos nós sabemos que
o condutor que está na rotatória tem a total preferência,” destaca o instrutor.

 

 

“Muitos condutores sinalizam
ao entrar na rotatória, mas não há necessidade de fazer a sinalização.
Geralmente existem placas que sinalizam identificando que a mesma é sentido de
circulação, ou seja, ao entrar na rotatória enquanto o condutor não sinalizar
ele está indicando que está fazendo o sentido da rotatória. Mas o condutor deve
obrigatoriamente sinalizar para sair com segurança,’’ ressalta.

 

A arquiteta da Secretaria de
Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Joseísa Furtado, fala dos benefícios que
as rotatória trazem para a mobilidade no trânsito e reforça que,  quando bem utilizada, aumenta a segurança
viária, além da necessidade dos condutores em aprimorar os conhecimentos sobre
a maneira correta de usá-la.

 

“As rotatórias foram criadas
para organizar o trânsito nos cruzamentos com grande fluxo de carros e funcionam
como um redutor de velocidade ajudando a diminuir os conflitos. As rotatórias
dão agilidade e segurança, em locais onde os cruzamentos se mostram confusos ou
perigosos. E os condutores devem sempre renovar seus conhecimentos a respeito
das rotatórias para que seu funcionamento seja eficaz,” pontuou.

 

A rotatória tem três faixas,
a primeira que é à direita, em que o condutor deve exclusivamente entrar à
direita, a faixa do meio, em que condutor pode virar à direita ou se manter na
rotatória. E a faixa da esquerda, que fica bem próximo ao canteiro, onde o condutor
deve se manter na rotatória e para sair deve pegar a faixa do meio e finalizar
a rotatória. A seta deve ser utilizada sempre que o motorista mudar a direção,
seja para sair da rotatória ou mesmo para mudar de faixa.

 

Os condutores devem ficar
atentos à placa preferencial, que indica o sentido circular em que o motorista
tem a preferência de passar e concluir a rotatória, não só em relação aos
carros, mas aos pedestres também. Desse modo, ao entrar na rotatória o
responsável pela condução do veículo deve ficar atento a estes detalhes e assim
prosseguir em sua rota com segurança e tranquilidade.

 


(Edição e postagem: Iara
Cruz)

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