
O respeito ao ciclista e ao uso compartilhado da via é a solução para diminuir conflitos no trânsito
O mote da campanha traz a reflexão de que motoristas, motociclistas, ciclistas, e pedestres precisam utilizar a via com responsabilidade
É de senso comum que para conviver
em harmonia, o respeito é fundamental e no trânsito não é diferente. Por isso,
neste ano, a Semana Nacional do Trânsito traz o tema: Nós somos o trânsito. O
mote da campanha traz a reflexão de que no trânsito, motoristas, motociclistas,
ciclistas e pedestres precisam utilizar a via com responsabilidade,
respeitando sempre o espaço do outro, a sinalização e, principalmente, a vida.
Em Palmas, devido às
avenidas largas e o terreno plano favorecerem o uso de bicicletas é comum ver ciclistas
utilizando as vias da Cidade, tanto para atividades físicas quanto para se
locomover pela cidade. O jornalista Lailton Costa conta que a bicicleta faz
parte da sua rotina de ir para o trabalho, e por vezes acompanha os filhos à
escola desde 2013. Mesmo como os anos de experiência andando de bike nas ruas da Capital, ele conta que
se sente receoso com relação à falta de prudência dos condutores.
É como se existisse uma disputa
entre a bicicleta e os demais veículos para a utilização das vias. “Mesmo nos
mantendo no bordo da avenida, é sempre um risco, mas durante a semana, nos
horários comerciais, é possível notar que há uma crescente preocupação dos
motoristas em compartilhar as ruas, mas à noite e nos finais de semana, por
incrível que pareça, é mais perigoso e o desrespeito parecer maior”, enfatiza o
ciclista.
Lailton Costa sofreu dois
acidentes de trânsito utilizando bicicleta. Um em 2016, quando foi atropelado
por um carro na rodovia para Aparecida do Rio Negro, e outro em colisão com uma
moto neste ano, na Avenida Teotônio Segurado. Ele relata que em ambos os casos
teve fraturas, no perônio, em 2016, e na clavícula e costelas, em 2018.
O artigo 29 do Código de
Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que na via o uso é compartilhado e que todos
devem respeitar as normas de conduta estabelecidas, e regulamenta esse respeito
em ordem decrescente. Ou seja os veículos de maior porte serão sempre
responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e
todos juntos pela segurança do pedestre.
Não obstante, alguns
motoristas parecem ignorar esses integrantes do trânsito, e acabam
desrespeitando o CTB, causando acidentes e até mortes. A exemplo do dia 7 de
maio deste ano quando um motorista com sinais de embriaguez atropelou cinco ciclistas
que estavam em treinamento na região de chácaras próximo à marginal leste da
TO-050.
O
outro lado
Se por um lado tem o
motorista que parece ignorar o ciclista, por outro lado alguns ciclistas também
desrespeitarem às normas de circulação da via. O CTB adverte que o ciclista
precisa respeitar a sinalização, como parar quando o sinal estiver fechado,
circular no mesmo sentido da via, usar o braço para indicar a intenção de
virar, descer da bicicleta quando for passar pela faixa de pedestre, não levar
carga inadequada, além de usar os equipamentos de segurança como capacete, luz
branca na dianteira da bicicleta, refletores de luz vermelha na traseira e
campainha.
Diante disso, é essencial
seguir algumas recomendações, e o gerente de Educação para o Trânsito,
Celestino Pessoal, explica que a via precisa ser compartilhada e respeitada por
todos. “O ciclista deve ficar atento às normas de conduta, como andar no
sentido da via, jamais no oposto, respeitar a sinalização, e utilizar os
equipamentos de segurança”.
Ações
para o ciclista
Para incentivar o uso de
bicicletas, o sistema cicloviário de Palmas conta com mais de 44km de
ciclovias, 35km estão em execução e há projetos para a construção de 57km.
Ainda neste ano, a Prefeitura
sinalizou um trecho da marginal leste da TO 050, para que ciclistas pudessem
treinar. O local não é exclusivo, mas uma pista de uso compartilhado,
totalmente sinalizada e com limite de velocidade reduzida para 40km/h. O trecho
vai da garagem do Sest/Senat até a rotatória final da Avenida JK, tendo dois
quilômetros de extensão, e foi escolhido
por grupos de ciclistas.
O local ganhou sinalização
vertical e horizontal. Placas foram instaladas ao longo da marginal informando
que tem ciclistas em treinamento. A via recebeu pintura de faixa dupla
contínua, indicando que no local a ultrapassagem é proibida.
A velocidade no trecho
também foi reduzida e a máxima permitida é de 40 km/h. A gerente de
Fiscalização de Trânsito, Glauce Kelly de Souza, informa que esse limite de
velocidade deve ser respeitado por todos, tanto por condutores de veículos
automotores quanto por ciclistas.
(Edição e postagem: Iara
Cruz)