08 junho 2018 às 15:00

Trabalhadores do SUS recebem certificado do Curso de Aperfeiçoamento em Auriculoterapia

Os 15 formandos apresentam nesta sexta, 08, projetos de intervenção da rede de saúde do Município

A aula de encerramento do Curso de Aperfeiçoamento em Auriculoterapia
para profissionais da Rede de Atenção Primária acontece nesta sexta-feira, 08,
a partir das 14h30, no Instituto Vinte de Maio. Na ocasião, os 15 formandos
apresentam seus projetos de intervenção da rede de saúde e receberão os
certificados do curso ministrado por pesquisadores da Fundação Escola de Saúde
Pública de Palmas (Fesp).

 


O curso é uma estratégia de ampliação e qualificação das Práticas
Integrativas e Complementares por meio da medicina tradicional chinesa. As
atividades teórico-práticas ocorreram no período de 06 de abril a 08 junho de
2018, tendo como facilitadores os acupunturistas Carolina Raquel Honório Galan,
Alex Tosta Martins e Mário Freire Silva Sobrinho.

 


Foram oito módulos teórico-práticos semanais, nos quais foram revisados
conceitos anatômicos, fisiológicos, exame físico, diagnósticos, identificação
de pontos auriculares, protocolos clínicos, técnicas diversificadas (sangria e
moxa) e atendimento compartilhado e supervisionado. O público alvo do
aperfeiçoamento foram os profissionais que concluíram a formação inicial
oferecida pelo Ministério da Saúde na modalidade educação à distância em 2017.

 


De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação Popular em Saúde
(Nupops), Gilmara Reis, o objetivo do curso é capacitar e ampliar os
conhecimentos em auriculoterapia dos profissionais para atuarem com maior
segurança e eficácia na assistência a situações clínicas e linhas de cuidado
prioritárias da Atenção Primária. “O mais importante é que foi uma formação
feita pelos trabalhadores para os trabalhadores do Sistema Único de Saúde na
perspectiva da educação permanente e houve envolvimento dos participantes
bastante interessados em aprimorar seus conhecimentos”, diz Gilmara.



(Edição e postagem: Lorena Karlla)

Tags: