13 maio 2018 às 11:08

Dia das Mães: Para continuar os estudos, mãe ganha amparo do projeto Lua Feliz no Taquari

Projeto oferece acolhimento e atividades lúdicas a filhos de mães que precisam estudar ou trabalhar no período noturno

 

Uma das principais preocupações de toda mãe é a falta de certeza se seus filhos estão bem quando ela não está por perto. Para garantir esse sossego e assistência de qualidade a mães que precisam estudar ou trabalhar à noite, a Prefeitura de Palmas mantém o Projeto Lua Feliz, que oferece acolhimento a crianças de 1 a 6 anos das 18h30 às 23 horas de forma totalmente gratuita.

 

A Tainara Lopes Silva, 24, mora no Jardim Taquari e conta que já pensava em deixar os estudos por causa das dificuldades em garantir a segurança aos dois filhos pequenos enquanto ela ia para a escola à noite. Ela é mãe da Bruna Stefany, de 5 anos, e do pequeno Enzo, de 2 anos.  “Eu ia para a aula e levava minha filha comigo. Meu filho eu deixava em casa com o avó. Era difícil, a Bruna acabava dormindo durante a minha aula e meu avó não tinha como cuidar direito sozinho do Enzo”, disse a mãe, que cursa o segundo ano do ensino médio.

 

Foi a indicação de uma professora sobre o projeto, que funciona ali no mesmo bairro em que ela mora que a fez garantir um dia depois de procurar o projeto as vagas para seus dois filhos. “O projeto me ajuda muito e ajuda muito também no desenvolvimento deles. Eles gostam muito de lá”, conta Tainara.

 

Atualmente o projeto mantém três unidades em funcionamento. Uma delas fica na Arno 41 e funciona dentro no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Pequenos Brilhantes. Já na região Sul, há uma unidade do Jardim Aureny III (Cmei Recanto Infantil) e outra unidade no Jardim Taquari (Cmei Fonte do Saber). Atualmente, o projeto atende 66 crianças.

 

Vagas abertas

 

A chefe de unidade Lua Feliz, Sirvana Aparecida Merile, frisa que mães que ainda sentem dificuldades em não ter com quem deixar os filhos para estudarem ou trabalharem à noite, como Tainara relatou, podem conseguir ajuda no projeto. Isso porque, até esta sexta-feira, 11, o projeto possui 73 vagas disponíveis para interessados.

 

Para pleitear uma vaga, os responsáveis interessados devem procurar o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) mais próximo de sua residência e apresentar cópias do CPF e documento de identidade dos responsáveis, do comprovante de endereço, número de inscrição social (NIS), certidão de nascimento da criança e declaração do empregador ou da instituição onde os responsáveis estudam ou trabalham. Não há necessidade de comprovação de renda para ter acesso à vaga.

 

O Projeto Lua Feliz funciona com a supervisão de educadoras sociais para desenvolvimento de atividades lúdicas, com dança e música para as crianças se envolverem em atividades de acolhimento para que as crianças se sintam em casa. Além disso, as crianças recebem ainda refeições.

 

Interessados que queiram esclarecer dúvidas podem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), mantenedora do projeto, pelo telefone 63 2111-3310.