
Parceria com INSS transforma Resolve Palmas em referência
Agência Norte do Resolve Palmas oferecerá atendimento das 12 às 21 horas de segunda a sexta-feira.
Primeira usuária do Resolve Palmas Norte, Maria Célia Sousa Pantoja, 66
anos, levou apenas quatro minutos para solicitar a aposentadoria por idade. A
idosa, que tem dificuldades de locomoção, agradeceu o atendimento rápido.
“Pegar fila é minha maior dificuldade. O atendimento aqui facilitou
muito”, disse ela na nova unidade do Resolve Palmas na Região Norte. A
unidade foi inaugurada nesta terça-feira, 20, no Capim Dourado Shopping. O ponto
de atendimento do Resolve Palmas Norte fica dentro desse estabelecimento e é
uma opção nova aos palmenses, que a partir de então podem buscar serviços
municipais e de parceiros, como o Instituto Nacional de Seguridade Social
(INSS), das 12 às 21 horas, de segunda a sexta-feira.
O Resolve Palmas é um serviço da Prefeitura de Palmas que concentra mais
de 500 serviços municipais, como emissão de Certidão de Imóvel Rural,
Habite-se, extrato de débitos, boleto de impostos municipais, renovação de
alvará sanitário, segunda via de alvará de construção, alvará de demolição, além
de serviços parceiros, como do INSS Digital. A parceria com órgão federal foi
formalizada com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o
prefeito de Palmas, Carlos Amastha, e o presidente do INSS, Francisco Paulo
Soares Lopes, na solenidade desta terça.
O INSS Digital busca facilitar a vida do cidadão, garantindo acesso aos
benefícios e serviços do INSS, sem exigir que o trabalhador se desloque até a
sede do órgão. Nele são realizadas solicitações como aposentadoria, pensão,
salário-maternidade emissão de extratos previdenciários e orientação
sobre benefícios sociais. Para o atendimento é necessário apresentar
documento com identidade, CPF e carteira de trabalho.
Modelo de atendimento
“Assim que cheguei a Palmas visitei nossa agência do INSS e encontrei
trabalhadores esperando duas horas por atendimento. Infelizmente, isso ainda
acontece. Por isso precisamos primar por soluções e essa parceria com Palmas
vai proporcionar inovação que poderá ser replicada por outros municípios do
País para garantir atendimento com um tempo de espera menor”,
anunciou Lopes. O presidente do INSS explicou que o tempo médio de espera de 20
minutos no Resolve Palmas foi um dos pontos que certificam a expectativa de
sucesso da parceria em proporcionar ao cidadão palmense o acesso a uma
prestação de eficiente.
A nova parceria, segundo o prefeito Amastha, garantirá a mesma
celeridade que o palmense já tem nos serviços já oferecidos no Resolve Palmas
aos beneficiários do INSS. “O que o cidadão quer é ter seu
problema resolvido. Hoje inauguramos a primeira local do Brasil de parceria
para atendimento do INSS e vamos levar isso para as outras unidades do Resolve
Palmas. É um avanço muito grande saber que o cidadão, independente da
responsabilidade de quem deve prestar o serviço, será bem assistido na sua
cidade”, frisou Amasha. Ainda segundo o presidente do INSS, o modelo
de atendimento de Palmas servirá de modelo para novas parcerias em outros
municípios do País.
Horário diferenciado
A concentração de serviços municipais e de empresas conveniadas ao
Resolve Palmas garantiu a parceria com o Capim Dourado Shopping, que espera
entre 700 a 1.000 pessoas circulando por dia no estabelecimento por causa da
agência. “Estamos sempre em busca de reforçar dentro do nosso
empreendimento a presença de grandes marcas e operações de lazer, gastronomia e
serviços. Conseguimos viabilizar a construção desta unidade em 24 dias, tempo
recorde, o que para nós é uma grande alegria. Temos certeza de que
isso tudo trará muito benefícios à população, especialmente, pelo horário
diferenciado”, reforçou o superintendente do shopping, Jonathan Honório.
Com a infraestrutura oferecida pela administração do empreendimento,
conforme esclareceu o prefeito Carlos Amastha, a cessão do espaço ocorreu
gratuitamente. “Não vai nos custar nada. Negociamos com o shopping, para
quem é muito bom trazer esse movimento que implica o atendimento de um serviço
como o nosso. Tanto o espaço como a obra são de responsabilidade do shopping. A
Prefeitura fica somente com os custos de pessoal e operação. É uma parceria de
duas mãos, muito produtiva principalmente para o cidadão palmense”,
afirmou o prefeito.
“Atendemos uma média de 1.000 pessoas por dia no Resolve da JK e
outras 800 por dia em Taquaralto. O que esperamos com essa nova agência é
alcançar esse patamar de procura pela população da Região Norte da Capital e
por aqueles cidadãos que vão optar por um atendimento depois das 18 horas, já
que aqui estaremos funcionando até as 21 horas”, frisou secretário
executivo do Resolve Palmas, Sebastião Albuquerque.
Parcerias de peso
Já em funcionamento há dois anos, o Resolve Palmas tem se consolidado
como referência para solução de demandas do cidadão, especialmente, através de
parcerias de renome que têm reforçado o propósito de concentração de serviços
de utilidade. A Receita Federal é um destes parceiros.
Atualmente, cerca de 4 mil atendimentos mensais são realizados nas
agência da JK e Taquaralto para cadastro, emissão de segunda via ou atualização
cadastral do CPF. “O CPF é um documento que, embora inicialmente fosse
destinado apenas a contribuintes, se universalizou. A receita não tem uma rede
de atendimento capaz de atender toda a população. Daí a necessidade de
parcerias para ampliar essa rede de atendimento. Temos parcerias com os
Correios, Caixa e Banco do Brasil, mas o diferencial do Resolve Palmas é porque
ele é um serviço gratuito, ao passo que nos demais têm cobrança”,
ressaltou o delegado da Receita Federal no Tocantins, José
Márcio Bittes.
Outra parceria, do Resolve Palmas Sul, que se fortalece, é com
o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
“O Sebrae tem o compromisso de apoiar o desenvolvimento dos pequenos
negócios e o grande negócios do encontro dos pequenos negócios é na região Sul.
Dos 15 mil microempreendedores individuais (MEI) da Capital , por
exemplo, 8 mil estão na Região Sul. Então se tem um lugar onde as pessoas
já têm o hábito de buscar serviços que precisam no dia a dia é importante
o Sebrae estar lá. Por isso desmontamos a loja de Taquaralto e passaremos a
operar dentro do Resolve Palmas Sul. Não temos dúvida de que esta parceria
gerará resultados positivos”, disse o superintendente do Sebrae Tocantins,
Omar Hennemann.
Segundo Hennemann, dentro do Resolve Palmas Sul passarão a ser
oferecidas, além de orientações, palestras de formalização do MEI, consultorias
e cursos, etc. “Vamos juntos surpreender com inovações e mais
tecnologia os nossos clientes na região Sul”, garantiu o
superintendente. A previsão é de início da operação da estrutura do
Sebrae dentro do Resolve Palmas Sul até março deste ano.
Outros serviços parceiros são a Junta Militar do Exército Brasileiro, BRK Ambiental e Sindicato das Empresas de Transportes Coletivo de Palmas (Seturb). O contribuinte pode conferir todos os atendimentos oferecidos no Resolve Palmas e a relação de documentos necessários para cada um deles na página eletrônica http://resolve.palmas.to.gov.br. Além disso, o Resolve Responde, serviço de whatsapp, tira dúvida de cidadãos sobre os atendimentos ali concentrados através do número (63) 9 9283-7597.
(Edição e postagem: Lorena Karlla)