25 outubro 2017 às 10:42

Coleta Palmas garante descarte eficiente de papel, plástico e metal

Parceria entre a Prefeitura de Palmas e população garante eficiência do programa de coleta de resíduos sólidos na cidade

O conceito de uma cidade sustentável inclui o alcance de metas em torno do bem-estar de toda a população com o ordenamento urbano para a melhoria da mobilidade, eficiência energética, economia de água, diminuição da poluição sonora e do ar, correto descarte de resíduos sólidos, espaços que garantam a prática esportiva, dentre outros aspectos. Dentre esses pontos, Palmas tem avançado muito em relação ao manejo do lixo e ao descarte e destinação correta dos resíduos sólidos, alcançado principalmente com a implementação do Coleta Palmas, programa permanente de coleta seletiva de resíduos sólidos de Palmas, sendo eles papel, plástico e metal.

 

A iniciativa nasceu em 17 de maio deste ano, no Dia Mundial da Reciclagem, como resultado de um longo estudo sobre a gestão e resíduos no município, sendo concretizado pela Fundação Municipal de Meio Ambiente, e tendo como entusiasta a primeira-dama Glô Amastha. O objetivo é promover práticas sustentáveis por parte da população quanto ao descarte dos resíduos passíveis de reciclagem, alertar para o consumo consciente, além de gerar renda para catadores e cooperativas de recicláveis.

 

Mão na massa

 

Mas na prática como funciona o Coleta Palmas? O programa conta com a parceria direta de todos os palmenses. O material, que abrange papéis, sacos de plástico, embalagens, caixinhas de leite e papelão e que diariamente seria destinado ao aterro sanitário, é coletado e separado .  Após essa separação inicial cada pessoa deve escolher um dos pontos de entrega voluntária, criados pela Prefeitura de Palmas para levar tudo que foi recolhido.

 

Os pontos contam com três tipos de estrutura, sendo eles: tipo 1 com quatro contêineres (um de papel, um de metal e dois de plástico); tipo 2 com dois contêineres  de resíduos secos, sem a separação pelo tipo de material, e o tipo 3, que compõe uma caçamba estacionária que também recebe o papel, metal e plástico sem separação. Todos são caracterizados com o símbolo do Coleta Palmas.


Também tem uma estação de coleta itinerante, que percorre todos os grandes eventos da Capital. Nesse ponto as equipes da Prefeitura de Palmas entram em ação novamente e providenciam a coleta de todo o material, que é deixado sob responsabilidade da Cooperativa de Catadores de Produção de Recicláveis do Tocantins Amigos da Natureza (Cooperan) e dos associados da Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis da Região Centro-Norte de Palmas (Ascampa). O papel deles é fazer um criterioso processo de triagem para a eliminação de rejeitos. Caso sejam encontrados, serão separados de acordo com as características específicas de cada material e comercializados com grandes empresas de reciclagem.

 

Parcerias

O Coleta Palmas conta com parceria das secretarias municipais da Educação, Infraestrutura e Serviços Públicos, Energias Renováveis, Desenvolvimento Econômico, Comunicação, Fundação Municipal de Esportes e Lazer, Fundação de Juventude, Fundação de Meio Ambiente, além da Associação Tocantinense de Empresas Transportadoras de Entulhos, Reciclagem (Asteter) e afins.



(Edição: Iara Cruz)