03 agosto 2017 às 16:29

Momento cívico, com doação de tênis e entrega de certificados, abre semestre no Cemil Margarida Lemos

A Unidade que incentiva a prática esportiva começa vislumbrar resultados. Neste mês de agosto, três alunos participam de campeonatos brasileiros de judô em Salvador, na Bahia.



Na manhã desta quinta-feira, 03, 1.038 alunos do Colégio Esportivo Militar do Corpo de Bombeiros Professora Margarida Lemos Gonçalves (Cemil) participaram da aula inaugural, promovida na unidade para iniciar o segundo semestre letivo. A abertura contou com momento cívico, entrega dos certificados de participação da primeira fase Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Publicas (OBMEP) e distribuição de 91 tênis arrecadados através de uma campanha promovida pelos bombeiros do Cemil.

 

 

Os discursos das autoridades e equipe da Secretaria Municipal da Educação (Semed) tiveram como foco incentivar e estimular os alunos. A secretária executiva da Semed, Germana Pires, aproveitou o momento para parabenizar os alunos que passaram para a segunda fase da OBMEP e encorajar os demais a investir no conhecimento. “A oportunidade que esses jovens estão tendo de ter um ensino de qualidade, com o investimento feito na educação, é algo a ser celebrado. Nessa ocasião é significativo darmos o reconhecimento a esses alunos para que continuem progredindo, pois eles serão o futuro da nossa sociedade”, enfatiza Germana.

 

 

O comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, Dodsley Yuri Tenório Vargas, destacou os esforços que permitiram consolidar resultados positivos no Cemil. “Foi um sonho do prefeito, foi um sonho meu e de várias outras pessoas. Juntamos as forças para fazer do Cemil um lugar melhor para essa comunidade que precisa de atenção, e nós queremos contribuir com essa comunidade”, destaca.

 

 

A diretora pedagógica do Cemil, Werica Conceição Silva fala sobre a importância do incentivo para que os alunos reconheçam seu papel de estudante e de cidadão. “Saber do valor que têm, por terem passado para a segunda etapa da OBMEP e pelos destaques que, individualmente, eles vêm apresentando, faz toda diferença para melhorar a capacidade de aprendizagem deles, não só na parte pedagógica como disciplinar e esportiva”, comenta.

 

 

A equipe pedagógica da Semed, além de participar da aula inaugural, iniciou hoje um trabalho imediato com a equipe gestora. Segundo a superintendente de Avaliação e Desempenho Educacional, Kelma Tavares, irá potencializar o rendimento escolar dos alunos. “Iremos repassar os resultados do simulado aplicado com os alunos que determina o nível de proficiência de cada aluno dessa unidade e as intervenções necessárias a serem desenvolvidas no segundo semestre. Tudo isso visando melhor desempenho no resultado do IDEB”, explica.

 

 

Doação de Tênis

 

 

Junto à igreja Guia-me, os bombeiros arrecadaram uma quantia em dinheiro que beneficiou 91 crianças com um par de tênis para cada. O Major Nilton Rodrigues, Comandante do Cemil, conta que a ideia surgiu após ser observado que uma quantidade significativa de alunos não tinha condições de adquirir o tênis, o que visivelmente dificultava na realização de atividades.

 

“Já havíamos promovido outra campanha recentemente, com atletas profissionais e amadores, onde arrecadamos 300 pares de tênis, o que colaborou muito, pois vários alunos vinham de chinelo para o Cemil e não conseguiam desenvolver atividades físicas por não possuírem o calçado adequado. Essa é mais uma maneira de incentivar e levantar a auto estima desses alunos”, ressalta Major Nilton.

 

 

Atletas do Cemil

 

 

E os atletas estão começando a se destacar no Cemil, uma prova disso é a participação de três alunos em campeonatos brasileiros de judô em Salvador, na Bahia, durante esse mês de agosto. Maria Vitória Colins e Eva Jheovanna embarcaram na madrugada desta quinta-feira, 03, para o Campeonato Brasileiro de Judô Sub13, realizado de quatro a seis de agosto. Dia 18 a 20 de agosto o aluno Ronnan Lino participará do Judô Sub 15. Os eventos são organizados pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), e os alunos participam do projeto do Cemil Atleta do Futuro. O professor responsável é o Sensei Heynner.




Edição: Lorena Karlla 

Tags: