24 junho 2016 às 14:44

Alunos da ETI Pe. Josimo Tavares produzem revista

 

A Escola Municipal de Tempo Integral Pe. Josimo Tavares promoveu na manhã desta sexta-feira, 24, a solenidade de lançamento da primeira revista produzida, editada e publicada pelos alunos da escola, sob a supervisão de professores. Intitulada Zine Black, a revista em forma de fanzine será usada como ferramenta de divulgação dos trabalhos produzidos pelos alunos da ETI. São poemas, mini-contos, cartas e ilustrações que revelam o potencial artístico de alunos e o esforço de profissionais comprometidos com a qualidade da educação ofertada aos seus alunos.

 

Segundo o professor Diogo Teixeira, um dos idealizadores do projeto, a ideia surgiu da necessidade de se divulgar os inúmeros trabalhos produzidos pelos alunos. “Muitas vezes as produções ficam restritas a sala de aula, e o fanzine veio para divulgar, mostrar ao público a capacidade de produção de cada um. A proposta é que a revista seja bimestral e incentive cada vez mais a produção artística dentro da escola”.

 

O corpo editorial da revista é formado por alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental, sob a supervisão de alguns professores. No entanto, Diogo afirmou, “Nossa intenção é que com o passar do tempo os alunos assumam sozinhos a tarefa de produção e edição do fanzine e que nós fiquemos apenas na função de orientadores. Queremos torná-los protagonistas desse projeto”.

 

Nessa primeira edição foram impressos 100 exemplares que serão comercializados na comunidade escolar a um preço simbólico de R$ 2,00. Segundo o professor, o dinheiro arrecado com as vendas será usado para aumentar a tiragem da próxima edição.

 

Para Milena Nunes, uma das editoras da revista, o projeto veio para fomentar ainda mais a capacidade de criação dos alunos. “Foi difícil selecionar apenas esses trabalhos que estão publicados porque foi grande a quantidade de textos e desenhos produzidos. A experiência está sendo maravilhosa, esperamos nas próximas edições contemplar ainda mais trabalhos”, declarou.

 

Gabriel Noleto disse estar muito feliz com o resultado final do trabalho. “Nosso desejo é que esse trabalho fique marcado na história da escola para que as futuras gerações de alunos conheçam e se espelhem no nosso trabalho”, afirmou.

Tags: