
Alunos da ETI Pe. Josimo Tavares produzem revista
A Escola Municipal de Tempo Integral Pe. Josimo Tavares promoveu
na manhã desta sexta-feira, 24, a solenidade de lançamento da primeira revista
produzida, editada e publicada pelos alunos da escola, sob a supervisão de
professores. Intitulada Zine Black, a revista em forma de fanzine será usada como ferramenta de divulgação dos trabalhos
produzidos pelos alunos da ETI. São poemas, mini-contos, cartas e ilustrações
que revelam o potencial artístico de alunos e o esforço de profissionais
comprometidos com a qualidade da educação ofertada aos seus alunos.
Segundo o professor Diogo Teixeira, um dos idealizadores do
projeto, a ideia surgiu da necessidade de se divulgar os inúmeros trabalhos
produzidos pelos alunos. “Muitas vezes as produções ficam restritas a sala de
aula, e o fanzine veio para divulgar,
mostrar ao público a capacidade de produção de cada um. A proposta é que a
revista seja bimestral e incentive cada vez mais a produção artística dentro da
escola”.
O corpo editorial da revista é formado por alunos do 8º e 9º ano
do ensino fundamental, sob a supervisão de alguns professores. No entanto,
Diogo afirmou, “Nossa intenção é que com o passar do tempo os alunos assumam
sozinhos a tarefa de produção e edição do fanzine
e que nós fiquemos apenas na função de orientadores. Queremos torná-los
protagonistas desse projeto”.
Nessa primeira edição foram impressos 100 exemplares que serão
comercializados na comunidade escolar a um preço simbólico de R$ 2,00. Segundo
o professor, o dinheiro arrecado com as vendas será usado para aumentar a
tiragem da próxima edição.
Para Milena Nunes, uma das editoras da revista, o projeto veio
para fomentar ainda mais a capacidade de criação dos alunos. “Foi difícil
selecionar apenas esses trabalhos que estão publicados porque foi grande a
quantidade de textos e desenhos produzidos. A experiência está sendo
maravilhosa, esperamos nas próximas edições contemplar ainda mais trabalhos”,
declarou.
Gabriel Noleto disse estar muito feliz com o resultado final do
trabalho. “Nosso desejo é que esse trabalho fique marcado na história da escola
para que as futuras gerações de alunos conheçam e se espelhem no nosso
trabalho”, afirmou.