18 maio 2016 às 11:12

Fundação Lemann realiza imersão na Escola Beatriz Rodrigues

 

Com o objetivo de conhecer melhor a realidade concreta da educação brasileira e tornar mais efetivas as ações dos seus projetos no âmbito educacional, a Fundação Lemann está realizando visitas em escolas de diferentes partes do país. Uma das escolas escolhidas para fazer parte do Projeto Imersões desenvolvido pela organização foi a Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva, localizada na quadra 405 Norte.

 

Por isso, desde a última segunda-feira, 16, uma equipe de colaboradores da organização está participando ativamente das atividades desenvolvidas na unidade escolar a fim de conhecer o dia a dia dos profissionais que atuam na escola, bem como os projetos que estão em execução para relacionar com a realidade da educação brasileira observada pelas imersões realizadas em todo o país. A imersão continua até esta quarta-feira, 18.

 

Durante a imersão, os profissionais participam de diversas atividades entre as quais, apresentações do Projeto Roda de Leitura que envolve os alunos com a contação de histórias motivando-os a ler mais, participação em reuniões pedagógicas, coleta de informações na secretaria, assistir a aulas, entre outras atividades.

 

Segundo a diretora de Projetos da Fundação Lemann, Camila Pereira, o objetivo da organização é contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública no Brasil, daí a necessidade de conhecerem de perto a realidade das escolas. “Essa imersão é uma ação interna da Fundação para o aprendizado da equipe, para que estejamos mais próximos do dia a dia, da realidade das escolas e das secretarias para verificar de perto as boas práticas que estão sendo feitas e quais são os desafios que ainda existem. Tudo isso servirá de base para o nosso trabalho, para ajudar no desenvolvimento de novos projetos, cursos e programas, de forma a contribuir para a melhoria da educação”, ressaltou.

 

A diretora destacou, ainda, dois fatores importantes observados na escola durante a imersão, que segundo ela, podem explicar os bons resultados alcançados, a exemplo do Ideb. “É uma escola que tem um diferencial interessante que os próprios resultados do Ideb refletem, que quando a gente visita e conhece consegue ver alguns elementos que explicam esses bons resultados, o acompanhamento pedagógico bem individualizado dos alunos e a intencionalidade pedagógica, na qual todas as ações desenvolvidas na escola, desde as aprendizagens lúdicas até as questões de disciplina e de comportamento dos alunos, têm sempre como foco a aprendizagem, e isso é muito bacana”.

 

Para a diretora Alice Furukawa, a escolha da escola pela Fundação Lemann para realizar a imersão dos seus técnicos demonstra o reconhecimento da instituição pelo trabalho desenvolvido na Capital. “A Fundação esteve aqui em 2012 para conhecer a escola e realizar o estudo Excelência com Equidade, já publicado, que mostrou as escolas que conseguiram excelentes resultados trabalhando com alunos de baixo nível socioeconômico e agora retornaram para realizar uma imersão participando do dia a dia de nossas atividades, observando de perto como o nosso trabalho é desenvolvido e isso nos deixa muito satisfeitos por saber que uma instituição de renome como a Fundação Lemann, reconhece e valoriza o trabalho desenvolvido pela nossa educação municipal”, comemorou.

 

A Fundação

Fundada em 2002 pelo empresário Jorge Paulo Lemann, a Fundação Lemann é uma organização familiar sem fins lucrativos. Com suas iniciativas e ações, a instituição busca contribuir para que o Brasil tenha, até 2018, soluções inovadoras de alta qualidade no cotidiano da educação de 30 milhões de pessoas, mais 200 mil professores capazes de garantir o aprendizado de todos os seus alunos, 65 líderes promovendo e acelerando transformações sociais de alto impacto e um padrão claro e de altas expectativas do que é esperado que todos os alunos aprendam.

 

A organização desenvolve e apoia projetos inovadores em educação, realiza pesquisas para embasar políticas públicas no setor, oferece formação para profissionais da educação e para o aprimoramento de lideranças em diversas áreas.

Tags: