05 maio 2016 às 17:46

Conselheiros de meio ambiente da região Centro Norte visitam ETE de Palmas

Seguindo a agenda de visitas o Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Regional Centro–Norte (Coema) esteve na tarde desta quinta-feira, 05, na Estação de Tratamento de Esgoto da região Norte de Palmas, para conhecer o sistema de tratamento dos resíduos sólidos da rede de esgoto da cidade.

 

A visita contou com a participação de 20 empresários e conselheiros de todos os estados representados, mais o Distrito Federal. No primeiro momento, o encarregado de Operações de Esgoto, Edwilson Marques, fez uma demonstração, com monitores, da forma que todos os mecanismos são operados. Posteriormente, segui-se uma visita guiada por todas as instalações, demonstrando o caminho percorrido pelos resíduos sólidos, desde sua coleta, tratamento e descarte do material tratado.

 

“Hoje percebi que Palmas segue na frente com relação ao restante do País e com muita seriedade no tratamento do esgoto, principalmente no sistema de gerenciamento, repassando a atribuição às empresas técnicas especializadas. Cumprindo também o seu papel de Poder Público na fiscalização e cobrança para que os serviços contratados sejam realizados”, disse o coordenador do Coema, Mário Cardoso.

 

O encarregado Edwilson Marques afirmou que “essa visita serviu como um multiplicador para expandir a nossa experiência, que hoje é referência para muitos estados. Vimos o interesse dos empresários em conhecer nossas informações técnicas, daquilo que está sendo feito. Ao mesmo tempo em que recebemos sugestões e orientações que podem servir como troca de informações e inovações”.

 

As visitas fazem parte da 21ª Reunião do Coema, que acontece no dia 06, na Federação das Industrias do Estado do Tocantins, com o apoio da Prefeitura Municipal de Palmas.

 

Programação de Painéis

 

O encontro segue com painéis no dia 06, durante no auditório da Federação da Industrias do Estado do Tocantins (Fieto).

 

Painel 1 das 10 – 11h: Desafios da Universalização do Saneamento Básico

Avanços e Desafios no Saneamento Básico (20’)     

 

Rubens Filho – Coordenador de Comunicação do Instituto Trata Brasil

 

Tendências do Setor de Saneamento para os próximos 4 anos (20’)

 

Ilana Dalva Ferreira – Analista da Confederação Nacional da Indústria (CNI)

 

Universalização do Saneamento Básico – Experiência de Palmas (20’)

 

Vanderlei Bravin – Gerente de Apoio Operacional da Companhia de saneamento do Tocantins Odebrecht / Saneatins

 

11 – 12 h Debates

 

Painel 2 das 14 – 15h: Tendências na Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU)

 

Programas de Governo na Área de Gestão de RSU (20’)

 

Paulo Ferreira – Secretário Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades

 

Perspectivas Futuras e Desafios na Gestão de RSU (20’)

 

Gabriela Otero – Coordenadora do Departamento Técnico da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE)

 

Experiência em Gestão de RSU no Aterro Sanitário de Palmas (20’)

 

João Evangelista Marques Soares – Responsável Técnico pelo Aterro Sanitário de Palmas

 

15h– 16h  Debates

 

16h – 16h30 Informes Gerais da Gerência Executiva de Meio Ambiente e Sustentabilidade (GEMAS/CNI)

 

Rafaela Aloise – Analista da Confederação Nacional da Indústria (CNI)