08 dezembro 2015 às 13:35

População do Jardim Aureny IV é atendida pelo Guarda Dez

A população do Jardim Aureny IV recebeu na manhã desta terça-feira, 08, a visita do projeto Guarda Dez que tem como objetivo levar serviços da secretaria de Segurança e Defesa Civil a várias regiões da cidade, com ações itinerantes, através do gabinete itinerante de gestão integrada.

 

O microônibus com seis câmeras de vídeo monitoramento foi posicionado na avenida B, esquina com a Avenida E, para atender a população do bairro com o projeto que conta com a participação de guardas metropolitanos, agentes de Defesa Civil, de Trânsito e Fiscais de Obras e Posturas.

 

Uma as primeiras ações foi a visita de uma equipe da Guarda Metropolitana juntamente com a Defesa Civil, ao comércio local. A equipe conversou com vários comerciantes. Dentre as demandas apresentadas pelos comerciantes,  está a falta de segurança que tem contribuído para o crescente número de furtos, roubos e assaltos à mão armada.

 

O proprietário de uma farmácia, Célio Cardoso, disse já sofreu vários furtos no interior do seu estabelecimento. “Gostaríamos da presença tanto da Guarda Metropolitana como da Polícia Militar durante todo o dia, com rondas no comércio ao longo da avenida”, ressaltou.

 

Sentimento compartilhado pela comerciante Solenice Morena Bunjack, que está assustada com a onda de assaltos.  “Estamos precisando muito dessas ações, até o pag- fácil e o caixa eletrônico que tínhamos aqui na avenida foram fechados por causa dos constantes assaltos e roubos”, disse.

 

O presidente da Associação de Moradores do Jardim Aureny IV, Gaspar de  Sousa Castro, elogiou a iniciativa da secretaria com o projeto Guarda Dez, destacando que é preciso levar várias ações conjuntas ao bairro. “Temos uma população de aproximadamente 13 mil pessoas e a falta de segurança em nosso bairro está séria, pois quase todos os comerciantes aqui da avenida B já foram assaltados e a população está assustada”, disse.


A dona Isabete Pereira da Silva, moradora da rua 2 há cinco anos, conta que tem presenciado a onda de violência no bairro. “Na rua onde moro já tivemos assaltos, furtos e até boca de fumo”, disse.

 

A Defesa Civil municipal também realizou visitas na comunidade e vistoria em vários depósitos de ferro velho. É o caso da dona Alane de Sousa Silva Campos, proprietária de um ferro velho, que recebeu os agentes da Defesa Civil e foi notificada.

 

“Localizamos vários objetos como ferros e plásticos com água parada, possíveis criadouros do mosquito Aedys Aegipt. Iremos fazer o relatório e comunicar aos órgãos de controle”, disse Eneida Tomaz de Sousa, Servidora da Defesa Civil Municipal.

 

Durante todo mês de dezembro, vão ocorrer ações no período diurno e noturno, em regiões já pré-estabelecidas pela secretaria, onde são empregadas nove viaturas, 60 agentes, entre guardas municipais e agentes de trânsito, três automóveis de apoio a atividades administrativas e um microônibus.

 

O próximo bairro a receber a visita do projeto Guarda Dez será o setor Taquari nesta terça-feira, 09, das 08 às 17 horas. (Local de concentração: Base Comunitária)

Tags: