02 dezembro 2015 às 10:00

Dia Internacional de Luta contra Aids é marcado por ações nas unidades e na UFT

Dezenove Unidades Básicas de Saúde de Palmas e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) receberam as equipes do Núcleo de Assistência Henfil (Henfil) e os serviços de testagem rápida para HIV, Hepatite C, Hepatite B e Sífilis nas últimas semanas. A ação faz parte da estratégia de mobilização do Dia Internacional de Luta contra a Aids e foi realizada pela Área Técnica de DST/AIDS e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Foram realizadas ainda duas palestras sobre a doença no auditório Cuíca da UFT e distribuição de folderes e preservativos masculinos e femininos nestes locais.

 

“A expectativa é que mais de 300 estudantes da UFT façam o teste rápido nesta terça-feira, 02, visto que o atendimento segue até às 22h”, explica a coordenadora do Núcleo Henfil, Ruth Lopes.

 

De acordo com a técnica até o mês de outubro de 2015 cerca de 2060 pessoas fizeram teste rápido para HIV em Palmas. “É um procedimento simples, rápido e que vai auxiliar o paciente a detectar precocemente a doença, facilitando assim o tratamento”, destaca Ruth, acrescentando que o teste rápido pode ser feito de segunda a sexta-feira das 07h30 às 17h no Henfil.

 

Os estudantes Jonatas Pereira e Aline Barbosa aprovaram a iniciativa da Semus de levar a testagem rápida para a universidade. “É preciso conscientizar o jovem, levar até ele o máximo de informações e de recursos para que ele se proteja. A ação veio em boa hora”, afirmou Aline Barbosa.


Os servidores da UFT também aproveitaram a presença da equipe do Henfil para realizar o teste rápido. “É sempre bom cuidar da saúde e estar bem informado. Às vezes é difícil tirar um tempo para ir às unidades e a presença da equipe aqui facilitou muito o acesso”, disse Maxsuel Lopes.

 

As ações realizadas nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro contaram com a parceria da secretaria Estadual de Saúde, Casa 8 de Março, Liga de Infectologia da UFT, Colégio Supremo, Laboratório Sabin e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

 

Saiba mais

A testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites Virais pode ser realizada gratuitamente nos seguintes locais: nas Unidades Básicas de Saúde no horário comercial; no Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA/Henfil de segunda a sexta-feira das 07h30 às 17h, inclusive no horário de almoço.

Todas as pessoas atendidas no Henfil recebem o resultado da Testagem na hora e já saem de lá com a consulta médica agendada em casos de reatividade não só para o HIV, como também para Sífilis e Hepatites B ou C.

 

Agenda

Nesta quinta, 03, a equipe do Henfil estará na USF do Taquari realizando testagem rápida. E no dia 07 os testes poderão ser feitos no prédio do Ministério da Saúde, na Quadra 103 Sul.

Tags: