
Palmas é representada no lançamento do “Ano Olímpico para o Turismo” em Brasília
O presidente da Agência
Municipal de Turismo – Agtur participou nesta quarta-feira, 07, em Brasília, do
lançamento do “Ano Olímpico para o Turismo”. Segundo o Ministério do Turismo (Mtur)
a iniciativa tem como objetivo potencializar os efeitos dos Jogos Olímpicos e
Paralímpicos para todo o país. O lançamento teve a presença da presidente da
República, Dilma Rousseff, e o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, e
as principais lideranças políticas.
Para a presidente, o evento representa um marco na consolidação
do processo do Brasil como importante destino turístico no cenário mundial. “O
ministro Henrique tem razão de utilizar a Olimpíada como plataforma para
alavancar o turismo. Os jogos vão permitir atrair mais turistas internacionais
e movimentar o turismo interno. O turismo tem a capacidade de congregar
empresas de todos os portes, gerar emprego e ajudar a construir renda e riqueza
no país”, disse a presidente da República. Segundo ela, o Brasil passou por
dificuldades conjunturais que o turismo, “atividade que contribui para o
otimismo no país”, pode ajudar a superar.
O ministro Henrique
Eduardo Alves abriu o evento com um discurso onde citou os principais números
do setor, como a contribuição direta de 3,7% do turismo para o PIB do país.
“Temos que mostrar que o Brasil não é do mau humor, da crise; turismo gera
emprego e renda, é unidade, é sorriso, é emoção. Vamos superar as dificuldades e
podemos fazer do turismo um dos motores de desenvolvimento do país”, disse.
O prefeito do Rio de
Janeiro, cidade sede dos Jogos Olímpicos, Eduardo Paes deu um panorama das
obras que estão sendo realizadas na cidade e revelou que os equipamentos
esportivos, como o Parque Olímpico, estão com mais de 85% de execução. “Os
desafios de organizar os jogos são oportunidades para transformarmos nossa
cidade. Estamos entregando 27 obras, que é mais do que prometemos e não teremos
elefantes brancos na cidade”, disse o prefeito, que avalia que a cooperação e
os investimentos do Governo Federal foram fundamentais para este desempenho.
O presidente da Agtur,
Cristiano Rodrigues, também ressaltou a importância do Brasil sediar um evento
tão importante como os Jogos Olímpicos, principalmente com a oportunidade de a
Capital ser uma das cidades que receberá o símbolo olímpico. “A passagem
da tocha olímpica por Palmas é uma grande oportunidade de promoção turística
para nossa Capital, pois veículos de comunicação de todo Brasil e o mundo
estarão acompanhando o percurso, e nós estamos entre as cidades onde a tocha
permanecerá por mais tempo, inclusive pernoitando”, enfatizou Rodrigues.
O lançamento do Ano
Olímpico para o Turismo contou com a participação de ministros, prefeitos, secretários
de turismo, embaixadores de vários países e membros do Conselho Nacional de
Turismo entre outros. (Com informações da Assessoria de Comunicação do Mtur)