26 março 2015 às 17:53

Fórum Permanente da Educação de Palmas discute detalhes para III Conferência Municipal de Educação

Membros do Fórum Permanente da Educação de Palmas (FE-Palmas) se
reuniram na tarde desta quinta-feira, 26, na Escola de Magistratura
Tocantinense (Esmat), em Palmas, para discutir os direcionamentos da
programação da III Conferência Municipal de Educação de Palmas, que está
marcada para os dias 15,16 e 17 de abril. Durante o encontro foram definidos os
palestrantes, os mediadores, os painéis e colóquios.

 

A coordenadora do Fórum, Luzenir Poli Coutinho da Silveira,
contou que as reuniões do FE-Palmas são necessárias para o sucesso da
Conferência. “Nos reunimos no mês de fevereiro, no início deste mês março e,
hoje novamente para fazer os ajustes da programação da Conferência. O Fórum,
organizado em comissão, já vinha se reunindo para fazer a sistematização do
Documento Base do Plano Municipal de Educação (PME) e hoje o documento está
concluso”, explicou.

 

Luzenir destacou que o documento base foi construído a partir
das propostas apresentadas pela comunidade na I e II Conferência Municipal de
Educação. “O fórum tem trabalhado numa perspectiva de planejamento
participativo e democrático, fazendo com a comunidade participe desde o início
do processo”, disse, acrescentando que as propostas foram avaliadas e
sistematizadas para que se tornasse meta ou estratégia do PME.

 

De acordo com Luzenir, a III Conferência será uma nova
oportunidade para a comunidade fazer novas propostas de emendas, cujo documento
final será encaminhado ao poder executivo para ser votado na Câmara de
vereadores e se tornar uma lei municipal. A Conferência Municipal é voltada à
representantes dos poderes governamentais, sociedade civil organizada,
movimentos sociais, órgãos de controle externo, conselhos e profissionais da
educação da rede pública e privada.

 

O FÓRUM

 

O Fórum Permanente da Educação de Palmas foi instituído por meio
da Lei nº 1911, de 10 de agosto de 2012. Em 2012, organizou a I Conferência
Municipal de Educação de Palmas, onde apresentou um breve diagnóstico da
educação para levantamento de propostas para a elaboração do Documento Base.

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