
Exposição de artes Mundo Colorido continua aberta à visitação
Foi aberta à visitação pública na manhã desta terça-feira, 11, a exposição de artes visuais “Mundo Colorido”, da Escola Municipal Francisca Brandão Ramalho, localizada na Quadra 1204 Sul. A exposição está aberta ao público até o dia 14, no horário de 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h, no hall de entrada da escola.
A Mostra é composta por telas pintadas à tinta óleo por alunos como Estefany Alves, que participa do curso de pintura há apenas três meses. Com 9 anos, aluna do 4º ano do ensino fundamental, Estefany diz que se inspirou nos artistas Ademir Martins e Gustavo Rosa para compor seu trabalho que retrata a figura de um gato. "A pintura é o meu ponto forte, eu sempre gostei de pintar, tanto que em casa tenho um caderno exclusivo para a pintura", afirmou.
Ex-aluno da unidade escolar, Eduardo Magalhães, de apenas 7 anos, mesmo estudando em outra escola frequenta as aulas de pintura ministradas pela professora Fabiana Goulart. "Gosto de pintar porque além de criar meus desenhos, a pintura é cheia de vida e de cores", declarou. Eduardo afirmou que se inspirou em Gustavo Rosa para compor a tela intitulada de "Os banhistas" que segundo ele, levou três dias para pintá-la.
Segundo a professora Fabiana, os bons resultados alcançados pelo projeto de pintura têm refletido positivamente no rendimento escolar dos alunos. "Ouço relatos dos professores que afirmam que alguns alunos que apresentavam problemas de indisciplina, falta de atenção e até de timidez melhoraram significativamente depois que passaram a frequentar o curso de pintura", ressaltou.
O projeto
As oficinas de artes, em especial a atividade de pintura em tela, tiveram início no ano de 2008, atendendo uma média de 100 alunos por semana. Atualmente o projeto atende 603 alunos do 1º ao 4º ano do ensino fundamental em jornada parcial. Para o atendimento, os alunos são divididos em pequenas turmas e a carga horária é de duas horas/aulas por semana.
Para participar das oficinas é feita a seleção dos alunos a partir de alguns critérios como: nível de interesse pela arte, habilidade, disponibilidade de tempo, responsabilidade com as atividades e tarefas de sala. Também são priorizados os alunos especiais, alunos com alguma dificuldade de aprendizagem e são disponibilizadas pela escola dez vagas para atender a comunidade e ex-alunos da própria escola.
Durante as oficinas de pintura o aluno estuda vários artistas, a leitura de imagens, os elementos de composição, os elementos de linguagem e o fazer artístico, que é a própria produção do aluno. Durante o curso, os alunos produzem desenhos no caderno e depois os reproduzem em diferentes materiais como bandeja de isopor, chapa de raio x, caixas de pizza, rolinho de papel higiênico utilizando tinta guache.
Para o trabalho final, que é a pintura de uma tela, o aluno busca em seu caderno desenhos que foram feitos anteriormente ou desenvolve um novo desenho para ser ampliado na tela. As oficinas de pintura são encerradas com a exposição das telas para a comunidade. Vale ressaltar que todo material usado no curso de pintura em tela é adquirido pela escola, que repassa para o aluno sem cobrança de qualquer taxa.