Idosos do Centro de Convivência recebem orientação sobre a prevenção no combate à osteoporose
Com o propósito de prevenir na incidência de doenças crônico-degenerativas, ligadas ao estilo de vida e tirar algumas dúvidas do grupo da terceira idade do Centro de Convivência da Maturidade (CCM), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através de uma parceria com a Unidade de Saúde realizou palestra e atividades relativas à temática “Hábito de Vida Saudável e Prevenção no Combate à Osteoporose”, na manhã desta quinta-feira, 05.
Os médicos convidados para ministrar a palestrar, Diogo Costa e Lilian V. Marcelia, ministraram a palestra sobre a doença de osteoporose, que consiste na diminuição progressiva da massa óssea por unidade de volume, tornando os ossos porosos e facilmente fraturados.
Segundo a doutora Lilian V. Marcelia, médica da saúde da família, alguns cuidados como alimentação e atividade física auxiliam na prevenção da osteoporose. “É importante alimentos ricos em cálcio: leite e derivados, folhas verde-escuras (couve, radite, espinafre, rúcula, agrião, brócolis), cereais e aveia. A execução de atividades do cotidiano, como subir escadas e carregar objetos, também ajudam a prevenir quedas e acelera a recuperação de lesões. Vale lembrar que é fundamental que o idoso procure orientação de um profissional de educação física qualificado, para obter a combinação de exercícios físicos adequada às suas necessidades e características, a exemplo de caminhada, corrida, hidroginástica, natação e pilates,” orienta.
Para a idosa Elizabete Alves Silva, 65 anos, frequentadora do grupo de idosos do CCM, é importante palestras e debates sobre como levar uma vida saudável. “Nunca é tarde para iniciar novos hábitos de uma vida ativa, repleta de atividades. O CCM tem me proporcionado momentos especiais de lazer, que também tem fortalecido em meu convívio social, o que, de certa forma tem contribuído bastante para que eu saísse do isolamento de uma vida sedentária”, enfatizou.
A coordenadora do CCM, Eliete Belfort, lembra que esses encontros com a equipe médica da Unidade da Saúde ocorrem toda primeira quinta-feira do mês e que os temas são sugeridos pelo grupo de idosos.