Grupo de educadores da rede municipal embarca para Finlândia neste sábado, 24
O último grupo de profissionais da educação da rede municipal de ensino de Palmas que participa do Programa de Modernização da Gestão Escolar embarca nesta sábado, 24, às 6h25, para a Finlândia. O destino da viagem de imersão será a cidade de Helsinque, localizada no Norte da Europa.
Participam dessa segunda missão 31 professores, além do secretário executivo da Educação, André Vitral, do assessor especial de Assuntos Estratégicos, Hector Fábio Valente Franco, do assessor executivo para Assuntos Internacionais, Arthur Prudente Junqueira, da diretora de Ensino Fundamental, Jordana Jácome e da diretora de Projetos e Obras da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Jess-Anny Guimarães.
A missão técnica dos educadores palmenses a Finlândia tem como objetivo conhecer a experiência desse país, que foi líder do ranking global do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) em 2012, e se tornou um modelo de educação para o resto do mundo.
Para o secretário executivo da Educação, André Vitral, a expectativa é de muito aprendizado. "Vamos conhecer novas experiências e aplicar em Palmas as práticas pedagógicas mais exitosas", disse.
A chegada da comitiva de educadores a Finlândia está prevista para o domingo, 25, e o primeiro compromisso oficial do grupo será na segunda-feira, 26, na Universidade de Helsinque onde participa de uma apresentação sobre o sistema educativo nacional finlandês.
Programa de Modernização da Gestão Escolar
O Programa de Modernização da Gestão Escolar é promovido pela Secretaria de Planejamento e Gestão, por meio da Escola de Gestão Pública Municipal (EGP), e tem como objetivo preparar os profissionais da educação básica, aperfeiçoando-os para o desempenho efetivo de liderança, desenvolvendo neles os saberes essenciais para uma gestão de excelência nas escolas da rede pública de Palmas.
O curso, previsto para ser encerrado no primeiro semestre de 2014, possui uma carga horária de 350 horas a serem cumpridas em Palmas e 50 horas em países da Ásia e Europa. Os selecionados foram separados em quatro grupos de 30 e cada equipe participa de intercâmbio em um País. A primeira missão internacional foi na Coreia do Sul em outubro de 2013. Em seguida os educadores visitaram Singapura no mês de fevereiro de 2014. O terceiro grupo conheceu o sistema educacional da Itália no final do mês de março e agora, outros educadores viajam para a Finlândia.
Programa de Modernização da Educação Básica
Missão Técnica Internacional – FINLANDIA 2014
Programação:
Dia 24/05/2014 (sábado)
06h25 – Saída de Palmas
Dia 25/05/2014 (domingo)
17h10 – Chegada em Helsinque– Check in Hotel.
Dia 26/05/2014 (segunda-feira)
Manhã – Universidade de Helsinque
10h-12h
Credenciamento.
– Palavras de Boas-vindas
– Apresentação do sistema educativo nacional finlandesa.
História, diretrizes e políticas nacionais nas escolas primárias. Apresentação de professores e diretores de 'desenvolvimento profissional como parte de escolas e municípios planejamento pedagógico e estratégico.
Tarde – Universidade de Helsinque
13h-15h _Introdução do Departamento de Formação de Professores Apresentação dos procedimentos adotados e as medidas tomadas para alcançar os atuais indicadores educacionais, currículo, formação de professores, políticas governamentais para a educação.
Dia 27/05/2014 (terça-feira):
Manhã e Tarde
09h às 14h – Visita à Escola Primária Juvanpuisto na cidade de Espoo
Dia 28/05/2014 (quarta-feira)
Manhã – Centro de Educação e Ciencias da Finlandia (LUMA)
10h-12h – Visita ao Centro de Educação e Ciência da Finlândia – LUMA.
Tarde – Universidade de Helsinque:
13h30-15h30 – Liderança Escolar na Finlândia
-Papel das autoridades locais (da administração municipal) e diretores.
Dia 29/05/2014 (quinta-feira)
Manhã e Tarde
Produção Individual de Artigo Científico.
Tema: “A importante contribuição do Gestor Escolar para o desenvolvimento da Educação Brasileira”
Dia 30/05/2014 (sexta-feira):
Manhã – Universidade de Helsinque:
10h – 12h – Gestão de Recursos Humanos. Padrões de Qualidade e Indicadores.
Tarde – Universidade de Helsinque:
17h – 18h – Coquetel de graduação e de distribuição de certificados;
Dia 05/04/2014 (sábado)
18h25 – Retorno ao Brasil