09 maio 2014 às 13:38

Bolsista da Fundesportes estreia com vitória em Brasileiro de Vôlei de Praia

Nayara Casimiro, que faz parte do Programa Bolsa Atleta da Prefeitura de Palmas, e Jéssica Barbosa (que faz dupla com Nayara), estrearam com vitória no Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia Sub-21, que teve início na manhã desta sexta, 09, na Praia da Graciosa. A dupla venceu por 2 sets a 1 as representantes da Bahia. Nayara e Jessica fazem parte do selecionado tocantinense para o Circuito, que vai até domingo, 11, e reúne 55 duplas entre feminino e masculino. A Capital foi escolhida para abrir a temporada 2014, que será a primeira das cinco previstas para o ano.

 

A bolsista é uma das oito atletas que foram convocadas pela Federação Tocantinense do Tocantins (FTV) para integrar o projeto das Seleções Estaduais para representar o Estado na etapa de Palmas. As duplas são formadas de acordo com a avaliação técnica da entidade, considerando o envolvimento dos atletas no processo de treinamento que ocorre durante todo o ano nos Centros de Desenvolvimento de Palmas, Araguaína e Gurupi. Jéssica Barbosa, que forma dupla com Nayara, também é considerada uma das mais comprometidas com o a categoria na capital, segundo informações do presidente da FTV, Ricardo Abalém.

 

 

Quem quiser pode conferir de perto os duelos, pois a FTV e parceiros irão disponibilizar uma estrutura com arquibancada coberta, banheiros e áreas especiais para atletas e convidados. O campeonato é realizado pela FTV e tem o apoio da Prefeitura de Palmas, através da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes), e da Secretaria Estadual do Esporte.

 

As próximas etapas acontecem em Maringá (PR), Salvador (BA), Maceió (AL) e Fortaleza (CE). O sistema de pontuação é direto no ranking geral por Estado, ou seja, a classificação é independente dos atletas que compõem as duplas. Esse modelo oportuniza às federações promover um rodízio maior, contemplando mais atletas sem perder a pontuação geral. O objetivo da competição no formato de seleções é revelar novos talentos que possam surgir em qualquer parte do território brasileiro.