08 abril 2014 às 12:45

Semus é parceira do Projeto Maternidade Dona Regina pelo Parto Natural

A ação visa incentivar os profissionais da Saúde para o resgate do parto natural, através de dados baseados em evidências científicas.

Será lançado nesta quinta-feira, 10, o Projeto Maternidade Dona Regina pelo Parto Natural, resultado de uma parceria da Secretaria Municipal da Saúde e do Hospital e Maternidade Dona Regina. O evento acontece às 14 horas no auditório do Senac Palmas e é destinado a profissionais da Saúde, universitários e comunidade.

 

O objetivo do Projeto é incentivar os profissionais da Saúde para o resgate do parto natural, através de dados baseados em evidências científicas, e com isto diminuir as taxas de cesáreas, melhorar os índices da morbimortalidade materna e neonatal e empoderar mulheres e casais com base em informações seguras sobre os benefícios e vantagens de se ter um parto e nascimento natural.

 

De acordo com a técnica da Área Técnica da Mulher, Ieda Fátima Batista Nogueira, os benefícios do parto natural são inúmeros tanto para a mãe como para o seu bebê. “Vão desde uma melhor recuperação da mulher, redução de riso de infecção hospitalar, incidência menor de desconforto do bebê, um maior vinculo estabelecido entre a mãe e o filho durante o parto e uma melhor recuperação” frisou.

 

Ainda segundo a técnica, a cesariana deve ser indicada somente para os casos que tragam risco para a mãe ou bebê. “O envolvimento e o comprometimento dos profissionais da rede municipal de Saúde é fundamental para a ocorrência do parto natural, uma vez que é na rede da atenção básica que é realizado o pré-natal e a preparação para o parto”, ressaltou.

 

Programação

14 às 15h30h

Lançamento do projeto com a composição da mesa com autoridades envolvidas e suas falas. Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde, Diretoria Geral do HMDR, Presidente do Comitê de Atenção ao Parto e Nascimento;

 

Palestra: Maternidade Dona Regina pelo Parto Natural: objetivos, público-alvo, metas e ações para o ano 2014

 

15h30 às 17h30h

Mesa redonda: Boas Práticas na Atenção ao Parto e Nascimento;

Dr José Manoel – Ginecologista e Obstetra

Dr Carlos Alexandre – Pediatra

Mayane Villela – Enfermeira

Wilma Manduca – Fisioterapeuta e Doula

 

19h 30 às 21 horas

“Palestra aberta às mulheres, casais grávidos e população em geral: Parto Normal X Cesáreo” -Dr Alexandre Barbosa – Ginecologista e Obstetra

Tags:

,