31 março 2014 às 14:19

Revista Exame divulga pesquisa em que Palmas aparece com a 10ª melhor capital para começar um negócio

A pesquisa foi realizada pelo Sebrae. Na Região Norte, Palmas é segunda melhor.

A revista Exame publicou, no último dia 27 de março, um  ranking das melhores capitais brasileiras para se investir. Palmas aparece em 2º lugar entre as capitais da Região Norte e em 10ª lugar entre todas as capitais brasileiras com melhores índices de sobrevivência de pequenas empresas. A revista utilizou como base a pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), publicada em 10 de julho de 2013.

 

A matéria está disponível no link: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/as-melhores-capitais-brasileiras-para-comecar-seu-negocio#11

 

Segundo a pesquisa, a cada cem empresas criadas no Brasil, 76 sobrevivem aos dois primeiros anos de vida. Essa taxa, em crescimento nos últimos anos, mostra uma melhor capacidade das micro e pequenas empresas para superar dificuldades nos primeiros dois anos do negócio. Nesse período inicial, a empresa ainda não é conhecida no mercado, não possui carteira de clientes e, muitas vezes, os empreendedores ainda têm pouca experiência em gestão.

 

De acordo com o  estudo do Sebrae, a região com maior número de empresas que vencem a barreira dos dois anos de vida é a Sudeste, onde também se concentra a maior quantidade de pequenos negócios. Nessa região, o índice de sobrevivência atingiu 78%. Em seguida está o Sul do país, com taxa de 75,3%, depois o Centro-Oeste (74%), Nordeste (71,3%) e Norte (68,9%).

 

Capitais

Analisando só as capitais brasileiras, em Palmas o índice chegou a 71%, com 818 empresas abertas, fazendo da Capital a 10ª no ranking nacional e 2ª melhor colocada na Região Norte do País. Boa Vista (RR) é 1ª da Região Norte e 9ª no ranking nacional.

 

Boa Vista e Palmas estão atrás das seguintes capitais: Brasília (DF), João Pessoa (PB), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Maceió (AL), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ) e Fortaleza (CE), que ocupam do primeiro ao oitavo lugar respectivamente.

 

Vale ressaltar que Palmas está a frente de capitais como Porto Alegre (11º), Florianópolis (13º), Curitiba (14º) e Goiânia (20º). Rio Branco (AC) foi a última colocada no ranking.

 

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego – Sedem, Cleide Brandão, avaliou como positiva a posição da Capital no ranking, e disse que o resultado se deve às políticas adotadas pelo município para consolidar as empresas em Palmas.

 

“A Prefeitura vem investindo em projetos visando à consolidação das empresas, e também incentivando o empreendedorismo, como o Projeto Palmas 21, que tem como objetivo melhorar a gestão dos fluxos de processos, diminuir a burocracia e reduzir despesas, a criação do Fundo de Inovação e Desenvolvimento Econômico (FIDEP) e o Conselho de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas, e o projeto Desenvolve Palmas, que busca apoiar iniciativas que irão gerar emprego e renda na Capital”, ressaltou a secretária.