
Vacina contra catapora já está disponível na rede pública de saúde de Palmas
A rede pública de saúde de Palmas já está disponibilizando gratuitamente em suas Unidades de Saúde da Família a nova vacina tetraviral, que promove a proteção de crianças com até 15 meses de idade contra quatro tipos de doenças: sarampo, caxumba, rubéola e varicela. A nova vacina passa a compor o Calendário Nacional de Vacinação e o público-alvo são crianças nascidas a partir de 01/06/2012 e que já tenham recebido a 1ª dose da vacina tríplice viral há mais de 30 dias.
A novidade na tetraviral é a introdução da proteção contra varicela, popularmente conhecida como catapora. A vacina foi incorporada à tríplice viral, que já protegia contra caxumba, rubéola e sarampo.
“O principal objetivo desta vacina é evitar complicações, casos graves e óbitos por varicela”, explica Juliana Araújo de Souza, coordenadora da Central Municipal de Vacinas. Popularmente conhecida como catapora, a varicela é uma doença viral aguda, exantemática, altamente contagiosa, caracterizada pelo surgimento de lesões cutâneas polimorfas, podendo ser acompanhada de febre moderada e outros sintomas leves. Ocorre durante todo o ano, mas seu pico de incidência se dá entre os meses de agosto a novembro. É considerada uma doença benigna, mas podem ocorrer complicações sistêmicas, hospitalizações e, mais raramente, o óbito.
O diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Palmas, Whisllay Bastos, explica que o Programa Nacional de Imunizações tem ampliado a oferta de imunobiológicos para a população ao longo dos anos. “Com a nova tetraviral, as crianças ficarão mais protegidas”, observa ele, lembrando que a rede pública disponibiliza também outras importantes vacinas polivalentes, como a Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e haemophilus), e a Pneumo 10, que protege contra dez variantes do pneumococo.