Comunidade aponta falta de segurança e necessidade de investimento na juventude
Ações preventivas que evitem o uso de drogas e o aumento da criminalidade foram algumas das prioridades elencadas pelos mais de 200 participantes da terceira audiência do Plano Plurianual (PPA) Participativo – Para Palmas Avançar, realizada no último sábado, 31, na Escola Municipal Beatriz Rodrigues, na quadra 405 Norte.
Para a professora Maria de Jesus Bezerra, o aumento do envolvimento de jovens da região Norte em crimes é uma preocupação. “Infelizmente nossos jovens têm sido uma ameaça, além de estarem consumindo muitas drogas e bebidas ainda cometem crimes. Acredito que uma alternativa para isso é investir em esporte, em projetos socioeducativos que previnam e que mudem essa triste realidade”, destacou.
A dona de casa Francisca das Neves, moradora da quadra 407 Norte, também salientou a necessidade de oportunidades para a juventude da região. “Acredito que precisamos de mais cursos profissionalizantes e projetos culturais que envolvam e tirem os jovens das ruas que é onde estão o crime, a prostituição e outros problemas”.
Para o servidor público Alexandre Araripe, que participou do encontro, a prevenção deve ser prioridade. “Temos convivido com realidade de crimes, tráfico de drogas e prostituição que precisa mudar. Precisamos de projetos de lazer e esporte que sejam alternativas para que os filhos da Vila União não se percam nessa realidade”.
Gestão
Durante o evento, o secretário de Planejamento, Adir Gentil, destacou a importância da participação popular nessa etapa que é o planejamento para os próximos quatro anos. “Esse é o momento da gestão ouvir, receber as sugestões e atuar para que as mesmas sejam inseridas no planejamento da cidade. Além disso, é o momento que a comunidade tem acesso aos técnicos e secretários para também conhecer o que tem sido feito”, disse Gentil.
Outras demandas
Durante as discussões realizadas nos grupos que englobam os quatro eixos do PPA – Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Economia Empreendedora e Qualidade de Vida; Gestão Pública e Participação Social e Desenvolvimento Urbano e Rural: Infraestrutura, Acessibilidade, Mobilidade e Planejamento Urbano e Rural – entre as sugestões e demandas apontadas estão melhorias na saúde, construção de equipamentos públicos como praças e áreas de lazer, melhorias na estrutura de escolas localizadas na região e infraestrutura.