Prefeito Amastha convoca sociedade civil para 4ª Conferência Municipal de Cultura
O Prefeito de Palmas, Carlos Amastha, assinou o decreto de convocação da 4ª Conferência Municipal de Cultura, a ser realizada nos dias 9 e 10 de agosto de 2013, no Auditório do Comando Geral da Polícia Militar do Estado do Tocantins. O decreto foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira, 09 de julho de 2013.
O tema geral da 4ª Conferência Municipal de Cultura é “Uma política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Municipal e Nacional de Cultura”. O intuito do Ministério da Cultura – MinC, e da Fundação Cultural de Palmas – FCP é organizar uma gestão de desenvolvimento cultural com conceitos de políticas públicas de estado focada no desenvolvimento local, estadual e nacional.
As propostas discutidas em Palmas deverão convergir para o aperfeiçoamento da política cultural local e apontar encaminhamentos para a 3º Conferência Nacional de Cultura, a acontecer em Brasília, de 26 a 29 de novembro de 2013.
A comissão organizadora da 4ª Conferência de Palmas busca construir um evento focado nos objetivos estabelecidos pelo MinC e pela FCP que deverão convergir a partir de uma visão mais ampla sobre o que é a cultura e a ação do estado sobre ela.
Para o presidente da FCP, Luiz Teixeira, as discussões deverão levar em conta as interfaces existentes, hoje, entre o município e as políticas do Ministério da Cultura a partir da implantação do Sistema Nacional de Cultura, do Plano Nacional e do Sistema e do Plano Municipal de Palmas.
As conferências de cultura são oportunidades para que a sociedade civil e os governos, juntos, avaliem as políticas culturais tanto da união, quanto dos estados e dos municípios e Distrito Federal, a partir de propostas construídas coletivamente pelos diversos atores sociais.
Durante a 4ª Conferencia Municipal de Cultura serão escolhidos os delegados para participar da 3ª Conferência Estadual. A eleição dos delegados será realizada em plenária, conforme critérios definidos no Regimento Interno da 4ª CMC.
Comissão Organizadora
A Comissão Organizadora foi constituída por meio de Portaria do Presidente da Fundação Cultural de Palmas (FCP), Luiz Teixeira, que presidirá todos os trabalhos preparatórios para a conferência. A Comissão Organizadora foi constituída da seguinte maneira:
I – Presidente da Comissão – Luiz Teixeira
II – Comitê de Estratégias e Mobilização Social: Melck Aquino – Jornalista e produtor Cultural; Célio Pedreira – Diretor de Cultura Secretaria Estadual da Educação e Cultura; Antonio Miranda dos Santos – Superintendente do IPHAN no estado do Tocantins; Luzenir Poli Coutinho da Silveira – Secretaria Municipal da Educação; Walena Magalhães – Instituto Federal do Tocantins – IFTO; Luana Sousa – Diretoria de Cultura da PROEX – UFT; Cícero Belém Filho – Fundação Cultural de Palmas; Marcelo Lopes Justino – Fundação Cultural de Palmas; Vereador Etinho Nordeste – Câmara Municipal de Palmas
III – Comitê Executivo da Fundação Cultural de Palmas: Alexandre Castro; Euzeni Pedro Grim; Luciane Marque de Bortoli; Igor Melo; Hananias Vieira da Silva; André Assunção; Sueldenice Martins Glória; Alan Russel.