09 julho 2013 às 18:52

Taquaruçu Grande recebe Blitz Produtiva

Assistência técnica, coleta de solo para análise e Declaração para Aptidão do Produtor para acesso ao crédito. Estas são algumas das ações da Blitz Produtiva da Secretaria Municipal de Agricultura que nesta terça-feira, 09, foi realizada na Região Rural Taquaruçu Grande. Além dos técnicos da pasta as visitas contam ainda com a participação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins – Ruraltins.


“Estamos satisfeitos com os resultados e pretendemos dar continuidade até visitar as 30 associações de produtores de Palmas”, afirmou Roberto Campos Pinto, secretário-executivo de Desenvolvimento Rural, acrescentando que com os dados coletados será possível planejar melhor as ações do setor.

 

A região de Taquaruçu Grande fica próximo a TO-020, a cerca de 5 km de Palmas e possui mais de 100 propriedades rurais. Nesta terça-feira os técnicos foram recebidos pelo presidente da Associação de Produtores, Beterson Milhomen Coutinho, conhecido como Betão que acompanhou a ação. “A região é carente de ações como esta. Estamos esperançosos de que vamos produzir mais e melhor”, afirmou Betão.

 

Na casa do agricultor Cosme Martins, de 71 anos, os técnicos visitaram a plantação de café, a pequena criação de galinhas e a horta. “Aqui temos que dar bastante atenção a questão de pragas e a correção adequada do solo para plantio”, frisou Eurijan Barros, diretor de Desenvolvimento Rural.

 

“Eu fico satisfeito com esta visita. E espero que eles voltem com mais conhecimento, com mais dicas e receitas para combater pragas que acabam com nossas pequenas plantações”, afirmou Cosme Martins.

 

O chefe da Unidade Local do Ruraltins, Pedro da Silva Pimentel, destacou a importância do crédito e dos financiamentos para a produção. “Estamos aqui para explicar a eles como fazer projetos, como ter acesso a financiamentos, pois, as vezes é preciso um incentivo a mais para a produção”, ressaltou.

 

O vereador Etinho Nordeste, que tem propriedade na região, acompanhou a equipe da Secretaria em algumas visitas. “Este trabalho nos deixa felizes, satisfeitos, pois é preciso sair da sala, da cidade e ver como o homem do campo trabalha e do que ele precisa. Acredito que este programa vai trazer bons frutos para Palmas”, disse Nordeste.

 

O objetivo do programa Blitz produtiva é melhorar a produtividade, a renda e a qualidade de vida das famílias rurais. A equipe é formada por médico veterinário, técnicos em agropecuária, engenheiro agrícola, agrônomos e estagiário do curso de zootecnia.