Projeto Vida no Trânsito orienta pedestres sobre como reduzir riscos de atropelamentos
Servidores da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), voluntários do Projeto Vida no Trânsito (PVT) e parceiros realizam intervenções educativas com pedestres e condutores, nesta sexta-feira, 10 de maio, às 16 horas, em frente à Feira da 304 Sul.
Atores fantasiados de sombras darão orientação à população com foco na educação de condutores e, em especial, de pedestres, umas das vítimas mais vulneráveis a acidentes e, consequentemente, a atropelamentos com traumas graves, explica a presidente da Comissão de Execução do PVT, Marta Malheiros.
Segundo Marta, a proposta é sensibilizar a população de Palmas quanto à importância do pedestre garantir sua segurança no exercício do seu direito de ir e vir.
Grupo vulnerável
Em 2012, oito pedestres foram vítimas fatais no trânsito da Capital. Desse total, metade, ou seja, quatro pessoas eram de vítimas com 50 anos ou mais, apontam os relatórios do PVT.
Segundo a responsável técnica pelo Núcleo de Núcleo de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes, Promoção da Saúde e Cultura de Paz, Valéria Arantes, os dados revelam um tipo grave de violência que acomete um grupo vulnerável: os idosos.
Atenção redobrada
Na abordagem de condutores, pedestres e, principalmente, idosos, crianças e pessoas com mobilidade reduzida, os atores, técnicos e voluntários vão oferecer dicas de como dar o Sinal da Vida para a travessia de ruas e avenidas sem semáforo e como o pedestre pode contribuir com um trânsito mais seguro através de conduta consciente de seu papel na via.
Para isso, a responsável pela Área Técnica do PVT, Diana Aleixo, explica que é importante o pedestre saber que a travessia segura de via é feita em linha reta, olhando para todos os lados e, preferencialmente, atravessando na faixa de pedestre, após se certificar de que os motoristas e motociclistas o viram e pararam, explica.
Entre outras dicas, Diana explica ainda que a população precisa ficar atenta para não caminhar na ciclovia e se manter na calçada ao lado, dedicada ao trânsito de pedestres e, no caso de crianças, estas devem ser conduzidas por um adulto pela mão, orienta.
Programação
Na programação da II Semana Nacional de Segurança Viária, que acontece de 6 a 12 de maio, foram realizadas palestras com grupos de idosos e estudantes, panfletagem, debate e outras ações educativas em parceria da Semus com a Guarda Metropolitana, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretarias Municipal de Segurança, Defesa Civil e Trânsito e Municipal de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte e demais parceiros do PVT em Palmas.
Juliana Matos