Artistas se cadastram no SNIIC em oficina promovida pelo Ministério da Cultura
Desde a manhã desta quinta-feira, 9, a classe artística palmense está sendo inserida no Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC) na Oficina de Mapeamento Cultural de Palmas, ministrada pelo secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Américo Córdula e pelo coordenador geral de Monitoramento e Informações Culturais do MinC, Evaristo Nunes, no auditório da OAB.
O presidente da Fundação Cultural de Palmas, Luiz Teixeira, explicou que a partir de agora o cadastro no SNIIC será praticamente compulsório, uma vez que os projetos só poderão ser inscritos nos editais de incentivo à cultura e contemplados caso o artista esteja cadastrado. “Gostaria que todos os artistas se tornassem agentes multiplicadores, pois o abastecimento do Sistema nos permitirá mapear e fazer um levantamento da situação cultural de nossa Capital”, conclui Teixeira.
“Todos os artistas, de um modo geral, serão beneficiados se cadastrando no SNIIC, tendo em vista que através dele será possível aos agentes culturais ter acesso ao fazer cultural desde o Sul ao extremo Norte do País. Nos possibilitará uma rica troca de informações”, salientou o ator e produtor, Nival Correia.
A militante cultural e ex-secretária de Cultura do Município de Peixe, Lêida Theóphilo, parabenizou a Prefeitura Municipal, na pessoa do presidente da FCP, Luiz Teixeira, por Palmas ser a primeira cidade do Tocantins inserida no Sistema Nacional de Cultura e, agora a primeira cidade brasileira a ter todos os seus equipamentos e manifestações culturais cadastrados Sistema.
SNIIC
O objetivo do SNIIC é permitir que os agentes culturais e a sociedade como um todo possam ter acesso a informações do segmento cultural em um único lugar, além de ser possível cadastrar informações culturais atualizadas. A partir da implantação do Sistema, o Brasil se equipara a outros países da América Latina e do mundo que já possuem banco de dados culturais: Argentina, Uruguai, Colômbia, México, França e Espanha.
A Lei nº 12.343, de 2 de dezembro de 2010, definiu que o SNIIC será a plataforma para monitoramento do Plano Nacional de Cultura (PNC). Entre as suas funções estão a coleta, sistematização e interpretação de dados, além de fornecer metodologias e estabelecer parâmetros à mensuração da atividade do campo cultural e das necessidades sociais por cultura, que permitam a formulação, monitoramento, gestão e avaliação das políticas públicas de cultura e das políticas culturais. (Com informações do site do SNIIC)