21 dezembro 2012 às 14:30

Documentário “Da Luz da Vida à Água que morre” será exibido no Cine Cultura

O documentário “Da luz da vida à água que morre”, vencedor do prêmio Cacá Diegues 2011, do Fundo de Cultura do Governo Estadual, será exibido nesse domingo, 23, às 19h, no Cine Cultura  Sala Sinhozinho, no Espaço Cultural, em Palmas. O filme tem como ponto de vista o olhar do povo Xerente sobre o rio Tocantins, desde a maneira como concebem a água, até como percebem a formação do Reservatório da Usina Hidrelétrica de Lajeado, que em 2012 completou dez anos.

 

 

A direção do documentário é de Monise Busquets, jornalista e pesquisadora em Ciências Ambientais. A proposta da diretora foi de fazer uma leitura imagético-visual, sonoro-sensorial e também uma forma de garantir voz a esse povo vilipendiado pelo discurso da água como recurso.

 

A produção e a fotografia do filme ficam a cargo de Caio Brettas, publicitário e articulador cultural que atua em importantes produções locais e nacionais. O filme contou também com trilha sonora especialmente composta pelos músicos Alex Busquets, Diego Britto e Fábio Geriz.