01 junho 2012 às 10:13

SMSTT intensifica ações para redução do excesso de velocidade no trânsito da Capital

Até o final deste ano, trinta lombadas serão construídas em diferentes pontos, sobretudo onde estão os pólos geradores de fluxos de pedestres.

O excesso de velocidade, um dos fatores que mais tem contribuído para o alto índice de acidentes graves e fatais em Palmas, começou a ser combatido, com estratégia diferente, pela Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (SMSTT). Até o final deste ano, trinta lombadas serão construídas em diferentes pontos, sobretudo onde estão os pólos geradores de fluxos de pedestres.

 

Segundo a SMSTT, as obras estão em ritmo acelerado e com isso nove lombadas já estão prontas, beneficiando as regiões próximas da Estação Javaé, em Taquaralto, e as Escolas Municipais Santa Bárbara e Carlos Drumond de Andrade, também na parte Sul de Palmas.

 

O roteiro das ações da pasta para os próximos dias contempla o Jardim Aureny III, nas ruas que intercedem com a Avenida I, uma das mais violentas daquela região, conforme estudos feitos recentemente. A execução das obras ocorre depois que a equipe de engenheiros do Núcleo de Projetos da SMSTT analisou as propostas para cada localidade. O Núcleo verifica a viabilidade e as normas técnicas para as ruas e avenidas.

 

“As experiências em Palmas mostram que esses redutores de velocidade surtem um efeito positivo e, de acordo com a metodologia de trabalho prevista pelo Vida no Trânsito, todas as ações terão seus resultados avaliados. No caso das lombadas, será feita a análise de um período antes e outro depois desse tipo de intervenção, referente ao número de acidentes nos locais e proximidades”, explicou Marileide Cipirnao, vice-presidente da Comissão Local do PVT.

 

A construção é colocada em prática por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura. Entretanto, apesar da quantidade de lombadas, a SMSTT afirma que essa não será a única maneira de buscar a reversão dos acidentes, já que têm nas Operações de Fiscalização outra ação geradora de bons resultados.