‘Fazendo Acontecer o Santa Bárbara’ é indicado ao Prêmio CAIXA Melhores Práticas
O fazendo Acontecer o Santa Barbara , projeto habitacional da Prefeitura de Palmas, realizado com recursos do programa Habitar Brasil BID- HBB, por meio da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) é um dos finalistas do Prêmio Caixa Melhores Práticas 2011/2012, que premia as projetos habitacionais bem sucedidos no País.
Selecionado entre os 35 melhores do País, sendo apenas 02 da região Norte, o HBB Santa Bárbara, estará concorrendo , na 1ª quinzena de dezembro próximo, a seleção entre as 20 melhores práticas nacionais, o que valerá uma inscrição, pela Caixa Econômica Federal, no Prêmio Internacional de Dubai para Melhores Práticas, promovido pelo Habitat/ONU em parceria com a Municipalidade de Dubai/Emirados Árabes.
A cerimônia de premiação em Brasília, que fará a seleção das 20 práticas que irão para Dubai em 2012, acontece na 1ª quinzena de dezembro de 2011. Os projetos premiados receberão troféu e certificado, e serão amplamente divulgadas pela Caixa, por meio de publicações, filmes, Exposição Fotográfica Itinerante e Oficinas de Reaplicação, entre outras. Em sua sétima edição, o Prêmio selecionará 10 projetos nos temas-foco Habitação; Gestão Ambiental e Saneamento; Gestão Municipal; Desenvolvimento Local e Inclusão Social; e outros 10 projetos no tema-foco Trabalho Social no PAC – Programa de Aceleração do Crescimento.
HBB Santa Bárbara
A transformação social promovida pelo Fazendo Acontecer o Santa Bárbara foi um dos fatores que levaram o programa a ser selecionadas para o Caixa Melhores Práticas. Realizado em área ocupada irregularmente, o Projeto propiciou a regularização fundiária e a urbanização do Setor santa Bárbara, por meio de construção de 900 unidades habitacionais, centro comunitário, base da polícia comunitária, posto de saúde, centro municipal de educação infantil, centro de reciclagem e prensagem, praças públicas e pavimentação e drenagem das ruas e avenidas.
Além das obras de infraestrutura foi realizado trabalho social de acompanhamento e inclusão das famílias beneficiadas pelo projeto, com ações nos eixos de mobilização e organização comunitária, educação sanitária e ambiental e geração de trabalho e renda.
De acordo com a secretária de Habitação e Desenvolvimento e Urbano, Kenianne Lennir Barreira Nogueira, para o desenvolvimento do Programa foi construída uma rede de parcerias com órgãos das três esferas do governo, ONG’s, instituições de ensino superior, a exemplo da Universidade Federal do Tocantins, que desenvolveu projeto de comunicação comunitária no Bairro, além da própria comunidade local. “A rede de parcerias possibilitou a continuidade das ações do projeto, especialmente no âmbito das ações do trabalho técnico social e ambiental”, frisou a Secretária, e ressaltou que foram implantadas através de parcerias as redes de abastecimento de água e energia (Saneatins, Celtins), o plantio de árvores nativas (Polícia Federal) e cursos de qualificação profissional (Sebrae).
Ainda segundo a secretária, para a finalização do programa previsto para julho de 2012, falta a entrega de 390 títulos de propriedade e a conclusão do Programa de Recuperação e Urbanização de Áreas Verdes que receberão iluminação, calçadas, playground, quiosque e quadra poliesportiva.
CAIXA Melhores Práticas
Criado em 1999, o Prêmio tem inspiração no Programa Best Practices and Local Leadership Programme (BLP), do HABITAT/ONU e já contou com a participação de 1.353 projetos. No período de 1999 a 2009, 70 iniciativas foram premiadas pela CAIXA, sendo 30 classificadas entre as 100 melhores do mundo, no Prêmio Internacional de Dubai.
O objetivo do Prêmio CAIXA Melhores Práticas em Gestão Local é contribuir para a melhoria da qualidade de vida nos assentamentos humanos brasileiros e para o alcance dos objetivos da Agenda Habitat no país, por meio do estímulo à disseminação e reaplicação de melhores práticas de gestão local. Para mais informações: www.caixamelhorespraticas.com.br